Terça-feira, Abril 14, 2026
Terça-feira, Abril 14, 2026

Mosteiro recebe 3.º Encontro Internacional de Abadias Cistercienses

Data:

Partilhar artigo:

O 3.º Encontro Internacional de Abadias Cistercienses, que junta representantes de vários países com ligações ao mundo de Cister, teve início, esta sexta-feira, no Mosteiro de Alcobaça.

O 3.º Encontro Internacional de Abadias Cistercienses, que junta representantes de vários países com ligações ao mundo de Cister, teve início, esta sexta-feira, no Mosteiro de Alcobaça.

Ana Pagará, diretora do Mosteiro, deu o “pontapé de saída” da sessão de abertura, salientando a importância de iniciativas do género para “conservar e salvaguardar a herança magnífica que a Ordem de Cister deixou num mundo contemporâneo em que é cada vez mais necessário transmitir a mensagem de Cister”.

Região de Cister - Assine Já!

Por seu turno, o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, sublinhou a necessidade destas atividades para a “consolidação do projeto europeu”, cujo o segredo é “perceber as origens do património”.

Já Filipe Silva, sub-diretor da Direção-Geral do Património Cultural falou sobre o “objetivo a médio prazo, de fazer uma transformação do ponto de vista estrutural” no monumento património mundial da UNESCO.

Falaram também Stefano Dominioni, diretor do instituto Europeu dos Itinerários Culturais, Lluc Torcal, procurador geral da Ordem de Cister, e Gérard Beureux, representante da Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses.

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Colisão entre três veículos no IC9 provoca vítima mortal e cinco feridos

Uma colisão a envolver três veículos no IC9, em Alcobaça, provocou, na tarde deste sábado, uma morte e...

Especial aniversário: Uma história de amor que perdura há 28 anos nos Bombeiros de São Martinho do Porto

Um incêndio urbano quase adiou o casamento entre Catarina Caçoila e Rodrigo Rodrigues, mas a história encarregou-se de...

Especial aniversário: Leonardo Vieira: uma história de entrega nos bombeiros de Mira de Aire

Leonardo Vieira nasceu e cresceu na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira de Aire. Aos 7 anos...

Especial aniversário: Bombeiros de Porto de Mós restauraram primeira viatura para preservar memórias

Restaurar a primeira viatura é mais do que apenas restaurar um carro. É restaurar o passado que a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!