Quarta-feira, Agosto 17, 2022
Quarta-feira, Agosto 17, 2022

Books & Movies presta homenagem a Sophia

Data:

Partilhar artigo:

Sophia de Mello Breyner Andresen será uma das figuras homenageadas, no âmbito do centenário do seu nascimento, na 6.ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, que decorrerá entre 13 e 20 de outubro. Mas a figura central será o escritor angolano Pepetela, que será o autor homenageado na gala do festival. 

Sophia de Mello Breyner Andresen será uma das figuras homenageadas, no âmbito do centenário do seu nascimento, na 6.ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, que decorrerá entre 13 e 20 de outubro. Mas a figura central será o escritor angolano Pepetela, que será o autor homenageado na gala do festival. 

Com o objetivo de “despertar o interesse pela cultura e as artes”, ao longo dos sete dias do festival poderá assistir a dezenas de conversas com escritores, autores, realizadores e atores, concertos/espetáculos, sessões de teatro, sessões de cinema, exposições, sessões “Books & Cooking” e ateliês e oficinas com história. Haverá ainda o Mercado do Livro, a Gala Books & Movies e o Rock Fest.

A “antestreia” do festival decorrerá a 12 de outubro com a apresentação do livro “Artista à procura da sua história: Luís Ferreira da Silva”, da autoria de João Serra. No mesmo dia será também inaugurada a exposição de peças de Luís Ferreira da Silva, patente na Sala das Conclusões no Mosteiro de Alcobaça. No primeiro dia “oficial”, os lançamentos literários prosseguem no Museu dos Vinhos com a presença dos escritores António Maduro e Amílcar Coelho. 

O dia 14 de outubro será um dia “non-stop”, dedicado ao público escolar. Atividades de teatro, cinema e literatura preencherão o programa que terminará com a encenação “Moçambique” de Jorge Andrade, no Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, em Alcobaça. Também no dia 15 de outubro, os alunos do concelho serão o alvo das atividades, em que se destacam a apresentação do documentário “É pr’Amanhã -Viagem a um futuro sustentável”, no qual participa o eborense Luís Costa. 

As homenagens a Sophia de Mello Breyner Andresen iniciar-se-ão no mesmo dia com uma oficina de teatro, dinamizado pela alcobacense Diana Bernardes, do grupo “Teatro da Transformação”, e com a estreia nacional da peça “A Viagem de Sophia” da companhia S.A. Marionetas. “Esta é uma viagem que vai sendo feita com várias paragens em obras de Sophia, através da introdução de vários personagens emblemáticos dos seus contos, poemas e histórias infantis”, revela a companhia. 

Por sua vez, a autora Ana Maria Magalhães regressará à cidade no dia 17 de outubro. Os Gambuzinos com 1 Pé de Fora subirão ao palco do Cine-teatro de Alcobaça, no dia 18, para apresentar a peça “Estranhas Dicotomias”.

Sophia de Mello Breyner Andersen voltará a ser “tema de conversa” num colóquio agendado para o dia 19. No mesmo dia, destaque ainda para a apresentação da websérie “All the way” do alcobacense Pedro Rilhó, que marcará presença no auditório da Biblioteca Municipal. “All the way ilustra os nossos tempos de divisão, concentrando-se em duas relações de amizade e o impacto das diferenças sociopolíticas”, revela o realizador que tem vindo a prosseguir a carreira em Londres nos últimos dez anos.  

A 6.ª edição do Books & Movies encerra a 20 de outubro com uma gala, no Cine-teatro de Alcobaça, na qual será feita uma homenagem a Pepetela. Será a primeira vez que o evento presta tributo a um autor internacional. A tão esperada entrega do Prémio Internacional Books & Moovies 2019 decorrerá no mesmo dia.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

PSP da Nazaré detém homem pelo crime de violência doméstica

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, esta quarta-feira, a detenção de um homem pela prática do crime...

Capotamento de veículo provoca um ferido em Alfeizerão

O capotamento de um veículo ligeiro de passageiros, ocorrido na manhã desta terça-feira, na curva junto à Pousada...

Tradição de Santa Susana recriou jogo de hóquei com… burros

A tradição ainda é o que era, pelo menos em Turquel. As comemorações em honra de Santa Susana,...

Jovens participam em ações de sensibilização e limpeza de praias na Nazaré

Arranca, esta terça-feira, o projeto "A Praia é nossa. O responsável és tu!, da Câmara da Nazaré, integrado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!