Sexta-feira, Julho 3, 2026
Sexta-feira, Julho 3, 2026

Fundação Vida Nova cria “Ponto de Encontro Familiar”

Data:

Partilhar artigo:

 Através do projeto, a instituição particular de solidariedade social, sediada em Alcobaça, pretende ajudar famílias e jovens do concelho em situação de risco, devidamente identificadas pelo Ministério Público ou pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

A Fundação Vida Nova tem em funcionamento uma nova valência: Centro de Apoio Familiar e de Aconselhamento Parental (CAFAP). Através do projeto, a instituição particular de solidariedade social, sediada em Alcobaça, pretende ajudar famílias e jovens do concelho em situação de risco, devidamente identificadas pelo Ministério Público ou pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

“A criação de um projeto direcionado ao restabelecimento dos vínculos familiares no concelho de Alcobaça já era uma ambição com sete anos. Foi feita uma sugestão à Segurança Social, mas entretanto as burocracias alteraram-se e atrasou-se todo o processo”, revela ao REGIÃO DE CISTER a diretora técnica da instituição. A assinatura do protocolo com o Centro Distrital de Leiria do Instituto da Segurança Social, que permitiu a implementação da valência na modalidade de “Ponto de Encontro Familiar”, decorreu em outubro e, desde então, a equipa constituída por uma assistente social, uma educadora social, uma psicóloga e um mediador familiar, iniciou o processo de formação. “São profissionais devidamente formados, obviamente, mas frequentaram outra formação mais direcionada ao modo de atuação num CAFAP”, sublinha Ana Reis.

Região de Cister - Assine já!

Segundo a mediadora familiar e educadora social, a ação do CAFAP inicia-se com uma fase de avaliação, através de uma entrevista individual aos pais. “Através da entrevista tentamos entender qual o constrangimento. Por vezes há problemas na guarda partilhada e na troca do menor. Nesses casos o ponto de encontro serve de espaço neutro e idóneo para a permuta, estando salvaguardado o bem-estar da criança”, explica Vitória Monteiro. Contudo, “cada caso é um caso” e o objetivo é resolver os problemas inerentes da dissolução do seio familiar, através de um acompanhamento dos progenitores até ao momento em que seja cómodo para ambos discutir, tranquilamente, assuntos relacionados com o filho.

AD Footer

Artigos Relacionados

Uma edição do Baile de Chita… marcada pela inclusão

O Baile de Chita deste ano, que decorreu na noite do passado sábado, no Largo da Igreja de...

Ténis: Lúcia Ford vence torneio organizado pelo Clube de Ténis de Alcobaça

Lúcia Ford (Clube de Ténis de Alcobaça) foi a grande vencedora do torneio Os Caloiros, organizado este sábado...

Futebol: Stephen Eustáquio veste capa de herói e coloca Canadá nos oitavos de final do Mundial

Stephen Eustáquio vestiu a capa de herói e assinou o golo que permitiu ao Canadá vencer a congénere...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!