Domingo, Novembro 2, 2025
Domingo, Novembro 2, 2025

Homem-estátua vai interpretar figuras literárias em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O pisoense António Santos, mais conhecido por “Staticman”, vai apresentar em Alcobaça, a 11 de outubro, com o “Living Statues Masters”, estátuas vivas alusivas à literatura.

O grupo, liderado por António Santos, vai interpretar personagens de Eça de Queiroz: o par romântico d’“Os Maias”, Carlos da Maia e Maria Eduarda. Os ilustres alcobacenses Virgínia Vitorino e Joaquim Vieira Natividade também vão ser representados em estátuas vivas.

“Estas participações em Alcobaça já estão confirmadas, o que me deixa muito satisfeito por levar o meu trabalho à minha cidade“, revela o homem, que já foi estátua em 74 países, que já criou mais de 500 personagens e que até já venceu cinco recordes mundiais.

Região de Cister - Assine Já!

“Tenho o desejo muito antigo de realizar um festival de estátuas vivas em Alcobaça desde que comecei a trabalhar em Portugal, há 33 anos, tendo já criado duas versões de Pedro e Inês para o efeito”, revela ao REGIÃO DE CISTER o homem-estátua. “Organizo festivais em todo o País e já percorri dezenas de países, mas nunca o consegui fazer na cidade onde pertenço”, lamenta António Santos, que acaba de regressar do Dubai, onde esteve durante dez dias a interpretar a personagem, com o tema “Pensamentos”, num festival de estátuas-vivas. 

António Santos começou a fazer estátuas-vivas há 34 anos nas “Ramblas”, em Barcelona, após ter-se deparado com um problema de saúde, em que teve de recorrer a tratamentos alternativos que o obrigavam a “dominar o corpo” e a controlar a respiração. “Comecei por imaginar um robô que ficou sem pilhas. A reação do público foi tão boa que decidi começar a recriar estátuas-vivas”, recorda António Santos. ​

Desde então, nunca mais parou. Tem mais de 500 personagens criadas no seu portefólio e já venceu cinco recordes mundiais. Um deles, que esteve no livro do “Guiness” durante 9 anos, foi quando aguentou mais 15 horas seguidas em “modo estátua”, no centro comercial das Amoreiras, em Lisboa, no ano de 1988.​ 

AD Footer

Artigos Relacionados

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Descarga ilegal de efluentes pecuários detetada em Aljubarrota após denúncia

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Caldas da Rainha detetou, no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!