Sábado, Dezembro 13, 2025
Sábado, Dezembro 13, 2025

Covid-19: Hospital de Leiria passa a fazer análises de despiste

Data:

Partilhar artigo:

Desde esta quinta-feira que o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) passou a fazer análises para despiste de infeções por Covid-19. As colheitas deixaram de ser enviadas para análises externas, até agora asseguradas pelo Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

Desde esta quinta-feira que o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) passou a fazer análises para despiste de infeções por Covid-19. As colheitas deixaram de ser enviadas para análises externas, até agora asseguradas pelo Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

A medida, anunciada por comunicado por aquela unidade de saúde, “visa dar maior autonomia à instituição perante a evolução da epidemia no País”, sendo que o serviço passou a ser assegurado pelo Serviço de Patologia Clínica de Leiria.

Região de Cister - Assine Já!

Com análises efetuadas internamente, os resultados são mais rápidos, refere a mesma fonte, que garante um “prazo entre cinco a seis horas” para a obtenção de confirmações, o que permitirá “agilizar os procedimentos necessários para tratamento dos utentes”. Para isso, o Serviço de Patologia foi restruturado, tendo sido instalada uma segunda câmara de fluxo laminar, “de forma a salvaguardar a segurança dos colaboradores”.

O CHL anunciou ainda que a partir desta quinta-feira vai fazer a monitorização da temperatura corporal de colaboradores, utentes e acompanhantes. A medida enquadra-se num conjunto de procedimentos de rastreio da sintomatologia sugestiva da infeção por COVID-19, de forma a prevenir a transmissão e propagação do vírus, e abrange todas as pessoas que acedem aos edifícios do CHL, quer sejam colaboradores (internos, externos e trabalhadores ao serviço de empresas prestadoras de serviços), utentes e acompanhantes/cuidadores.

Esta medida abrange todas as pessoas que acedem aos edifícios do CHL, quer sejam colaboradores (internos, externos e trabalhadores ao serviço de empresas prestadoras de serviços), utentes e acompanhantes/cuidadores.

Em caso de temperatura igual ou superior a 38ºC, os funcionários e utentes serão encaminhados para a área de contingência pelo circuito exterior; já os acompanhantes e cuidadores ficarão com a visita suspensa e será entregue um folheto informativo com indicações de como deverão proceder.

O Centro Hospitalar relembra que os utentes “só deverão recorrer às urgências do hospital em situação realmente urgente”. Caso apresentem sintomas compatíveis com a infeção por coronavírus, as pessoas devem recorrer, em primeiro lugar, à assistência telefónica do SNS através do 808 24 24 24.

AD Footer

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!