Segunda-feira, Setembro 14, 2026
Segunda-feira, Setembro 14, 2026

Covid-19: Hospital de Leiria passa a fazer análises de despiste

Data:

Partilhar artigo:

Desde esta quinta-feira que o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) passou a fazer análises para despiste de infeções por Covid-19. As colheitas deixaram de ser enviadas para análises externas, até agora asseguradas pelo Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

Desde esta quinta-feira que o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) passou a fazer análises para despiste de infeções por Covid-19. As colheitas deixaram de ser enviadas para análises externas, até agora asseguradas pelo Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

A medida, anunciada por comunicado por aquela unidade de saúde, “visa dar maior autonomia à instituição perante a evolução da epidemia no País”, sendo que o serviço passou a ser assegurado pelo Serviço de Patologia Clínica de Leiria.

Região de Cister - Assine já!

Com análises efetuadas internamente, os resultados são mais rápidos, refere a mesma fonte, que garante um “prazo entre cinco a seis horas” para a obtenção de confirmações, o que permitirá “agilizar os procedimentos necessários para tratamento dos utentes”. Para isso, o Serviço de Patologia foi restruturado, tendo sido instalada uma segunda câmara de fluxo laminar, “de forma a salvaguardar a segurança dos colaboradores”.

O CHL anunciou ainda que a partir desta quinta-feira vai fazer a monitorização da temperatura corporal de colaboradores, utentes e acompanhantes. A medida enquadra-se num conjunto de procedimentos de rastreio da sintomatologia sugestiva da infeção por COVID-19, de forma a prevenir a transmissão e propagação do vírus, e abrange todas as pessoas que acedem aos edifícios do CHL, quer sejam colaboradores (internos, externos e trabalhadores ao serviço de empresas prestadoras de serviços), utentes e acompanhantes/cuidadores.

Esta medida abrange todas as pessoas que acedem aos edifícios do CHL, quer sejam colaboradores (internos, externos e trabalhadores ao serviço de empresas prestadoras de serviços), utentes e acompanhantes/cuidadores.

Em caso de temperatura igual ou superior a 38ºC, os funcionários e utentes serão encaminhados para a área de contingência pelo circuito exterior; já os acompanhantes e cuidadores ficarão com a visita suspensa e será entregue um folheto informativo com indicações de como deverão proceder.

O Centro Hospitalar relembra que os utentes “só deverão recorrer às urgências do hospital em situação realmente urgente”. Caso apresentem sintomas compatíveis com a infeção por coronavírus, as pessoas devem recorrer, em primeiro lugar, à assistência telefónica do SNS através do 808 24 24 24.

AD Footer

Artigos Relacionados

Museu Dr. Joaquim Manso reabre novamente as portas

O Museu Dr. Joaquim Manso, no Sítio da Nazaré, reabriu ao público anteontem, depois de oito anos encerrado....

Feira de Velharias & Antiguidades regressa no domingo à aldeia

O Largo do Rossio, na Martingança, recebe, no próximo domingo, mais uma edição da Feira de Velharias e...

Pataias celebra uma década da primeira geminação

A geminação entre Pataias e La Queue-en-Brie completa este ano uma década e vai ser assinalada com a...

Deputada do PS denuncia “desrespeito” na Assembleia de Freguesia de Aljubarrota

A deputada do PS Cristiana Duarte abandonou a última sessão da Assembleia de Freguesia de Aljubarrota, de 4...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!