O programa “Abem: Rede Solidária do Medicamento” foi alargado às famílias do concelho de Alcobaça cujos rendimentos tenham sido afetados pela pandemia.
O protocolo de apoio à aquisição de medicamentos para doentes crónicos em situação de carência económica está em curso em Alcobaça desde março, sendo aplicado a munícipes referenciados pela Ação Social Municipal no âmbito de um protocolo com a Associação Dignitude.
Perante os constrangimentos financeiros provocados pela Covid-19, o Município de Alcobaça decidiu alargar, pelo período de três meses, o número de beneficiários desta ação social e incluir todos os agregados familiares que verifiquem diminuição da receita mensal por motivos relacionados com o novo Coronavírus.
Os beneficiários do projeto solidário promovido pela instituição particular de solidariedade social são cidadãos que se encontram numa situação de carência económica e não têm rendimentos para comprar os medicamentos prescritos por receita médica. Deste modo, através de uma parceira com Câmara e farmácias aderentes, é atribuído a cada beneficiário um cartão que lhe permite aceder aos medicamentos prescritos sem burocracias e de forma totalmente gratuita.
“Este cartão é de extrema relevância para as pessoas do concelho em situação de carência económica e será agora atribuído também às famílias cujo rendimento foi afetado pela pandemia. Neste contexto difícil, é nosso dever ajudar quem mais precisa”, realça o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio.