Sexta-feira, Agosto 12, 2022
Sexta-feira, Agosto 12, 2022

Covid-19: Politécnico de Leiria inicia centro de testes em Peniche

Data:

Partilhar artigo:

O Instituto Politécnico de Leiria inicia, esta terça-feira, a realização de testes à Covid-19 num centro instalado em Peniche, através de um protocolo assinado com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O Instituto Politécnico de Leiria inicia, esta terça-feira, a realização de testes à Covid-19 num centro instalado em Peniche, através de um protocolo assinado com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O novo centro está preparado para a realização de cinco centenas de testes semanais aos utentes e trabalhadores das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e dos Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) nas Comunidades Intermunicipais da Região de Leiria e Região Oeste.

“Em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e da Comunidade Intermunicipal da Região Oeste, iremos receber as primeiras 90 amostras que vêm de três lares de Alcobaça, e iremos chegar aos 3.000 testes em, aproximadamente, um mês”, explicou Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.

“Este programa dos testes nos lares começou há cerca de um mês e, num mês, a ciência, a academia e os voluntários conseguiram instalar uma capacidade acrescida de cerca de 4.000 testes por dia que estão a poder ser feitos preventivamente e isolar eventuais cados positivos entre os profissionais”, enalteceu Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, destacando que “este é um dia que demonstra que não há impossíveis e que, sobretudo, trabalhar em conjunto torna possível dar uma resposta a quem precisa neste momento”.

Já Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territotrial, sublinhou que “há no terreno muitos atores a quererem ajudar nesta missão de proteger os idosos e os que cuidam deles”, enquanto no lançamento do laboratório, Pedro Folgado, presidente da CIM Oeste, defendeu que “o Politécnico de Leiria tem sido muito importante neste processo para ajudar na aplicação dos testes”.  “Isto é muito importante para nós porque nos descansa e efetivamente temos agora uma ferramenta que nos permite agir”, completou.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Quartel dos Bombeiros de Alcobaça equipado com telhado novo

Prosseguem a bom ritmo as obras de melhoramento do quartel dos Bombeiros de Alcobaça que recebeu, nas últimas...

Futsal: Ribaria volta a disputar a Divisão de Honra

A Ribafria está de regresso à Divisão de Honra distrital na próxima temporada. Os tefes foram convidados a...

Igreja da Cruz da Légua e Moitalina volta a celebrar eucaristia após intervenção

A Igreja da Cruz da Légua e Moitalina voltou a receber a celebração da eucaristia após a conclusão...

Festival do Caracol levou mais de 1.500 pessoas ao quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto

A 9.ª edição do Festival do Caracol, organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Martinho do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!