Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Covid-19: Concelho de Alcobaça regista mais uma morte

Data:

Partilhar artigo:

O concelho de Alcobaça registou, nas últimas 24 horas, um óbito por Covid-19, elevando para três o número de mortes, ainda que uma delas não esteja comprovada relação direta com o novo coronavírus.

O concelho de Alcobaça registou, nas últimas 24 horas, um óbito por Covid-19, elevando para três o número de mortes, ainda que uma delas ainda não esteja comprovada relação direta com o novo coronavírus.

O óbito confirmado esta sexta-feira tem a ver com o caso positivo da utente do Serviço de Apoio Domiciliário da Misericórdia de Alfeizerão. “A senhora foi para o hospital de Caldas da Rainha com um traumatismo craniano na sequência de uma queda. Foi testada para a Covid-19 e acusou positivo. Mas foi pela gravidade do traumatismo que foi transferida para Lisboa, acabando por falecer quando chegou ao Hospital Santa Maria”, explicou o presidente da Câmara de Alcobaça, na sessão de Assembleia Municipal. “Independemente da causa da morte, se a pessoa estiver infetada com o novo coronavírus, a autoridade de saúde contabiliza a morte como Covid-19”, acrescentou Paulo Inácio.

Região de Cister - Assine já!

O autarca informou ainda que os resultados dos sete funcionários dessa valência da Santa Casa deram negativo, não havendo qualquer surto nessa instituição.

Em relação ao lar da Misericórdia de Aljubarrota, o chefe do executivo municipal adiantou que, à data, estão confirmados 43 casos positivos: 29 utentes, 11 funcionários e três familiares.

Assim, e segundo os últimos dados da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o concelho de Alcobaça regista mais três casos ativos, tendo à data 60 pessoas infetadas. Além disso, há duas novas recuperações, num total de 40 casos recuperados.

Já o concelho da Nazaré apresenta uma situação epidemiológica sem alterações há vários dias. Há dois casos ativos de infeção com Covid-19, um doente recuperado e dois óbitos, de acordo com a informação da Autoridade de Saúde da Nazaré à Proteção Civil Municipal.

Os 12 municípios da OesteCim somam, no conjunto, mais dez casos positivos, com 309 ativos, 270 recuperados e 13 óbitos. 

Por sua vez, foi contabilizado mais um caso positivo e mais um caso de recuperação no concelho de Porto de Mós. “Esta situação resultado do efeito colateral do surto de Aljubarrota. Familiar de uma funcionária, que reside na freguesia de Pedreiras”, informou o presidente da Câmara de Porto de Mós num comunicado em vídeo. “Redes de contacto estão identificadas e em confinamento”, acrescentou Jorge Vala. O município de Porto de Mós regista, assim, 13 casos confirmados: 9 recuperados, 3 ativos e 1 óbito.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!