Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Alcobacense Gonçalo Byrne eleito presidente da Ordem dos Arquitetos

Data:

Partilhar artigo:

O arquiteto alcobacense Gonçalo Byrne tornou-se, esta sexta-feira, o novo presidente da Ordem dos Arquitetos, com a lista C sob o lema “Isto Só Vai Lá com Todos”.

O arquiteto alcobacense Gonçalo Byrne tornou-se, esta sexta-feira, o novo presidente da Ordem dos Arquitetos, com a lista C sob o lema “Isto Só Vai Lá com Todos”.

Os dados provisórios – os resultados definitivos deverão ser conhecidos até 8 de Julho – indicam que Gonçalo Byrne conseguiu 40,1% dos votos para o Conselho Diretivo Nacional, contra 27,7% da lista B liderada por Cláudia Costa Santos, com origens em Pataias. Em terceiro lugar ficou a lista A de Daniel Fortuna do Couto (até aqui vice-presidente da Ordem) com 21,4% e em último lugar a lista de D de Célia Gomes, com 8%.

Região de Cister - Assine já!

Além do Conselho Diretivo Nacional, a lista de Gonçalo Byrne venceu também as eleições para outros órgãos nacionais como a mesa da Assembleia Geral (candidato Guilherme Machado Vaz), Conselho de Disciplina Nacional (Jorge Mealha), Conselho Fiscal Nacional (Ricardo Bak Gordon) e secções regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Açores).

No sufrágio participaram 6.952 arquitetos, ou seja 27,31% dos eleitores que estão registados no caderno eleitoral, que elegeram os órgãos sociais da Ordem, nacionais e regionais, para o triénio 2020-2022.

Gonçalo Byrne, nascido em 1941, em Alcobaça, concluiu a formação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e é Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade de Alghero, em Itália, segundo a informação disponível na página Gonçalo Byrne Arquitetos na internet.

Gonçalo Byrne sucede a José Manuel Pedreirinho, que não se recandidatou.

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!