Quarta-feira, Junho 29, 2022
Quarta-feira, Junho 29, 2022

Alcobacense Gonçalo Byrne eleito presidente da Ordem dos Arquitetos

Data:

Partilhar artigo:

O arquiteto alcobacense Gonçalo Byrne tornou-se, esta sexta-feira, o novo presidente da Ordem dos Arquitetos, com a lista C sob o lema “Isto Só Vai Lá com Todos”.

O arquiteto alcobacense Gonçalo Byrne tornou-se, esta sexta-feira, o novo presidente da Ordem dos Arquitetos, com a lista C sob o lema “Isto Só Vai Lá com Todos”.

Os dados provisórios – os resultados definitivos deverão ser conhecidos até 8 de Julho – indicam que Gonçalo Byrne conseguiu 40,1% dos votos para o Conselho Diretivo Nacional, contra 27,7% da lista B liderada por Cláudia Costa Santos, com origens em Pataias. Em terceiro lugar ficou a lista A de Daniel Fortuna do Couto (até aqui vice-presidente da Ordem) com 21,4% e em último lugar a lista de D de Célia Gomes, com 8%.

Além do Conselho Diretivo Nacional, a lista de Gonçalo Byrne venceu também as eleições para outros órgãos nacionais como a mesa da Assembleia Geral (candidato Guilherme Machado Vaz), Conselho de Disciplina Nacional (Jorge Mealha), Conselho Fiscal Nacional (Ricardo Bak Gordon) e secções regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Açores).

No sufrágio participaram 6.952 arquitetos, ou seja 27,31% dos eleitores que estão registados no caderno eleitoral, que elegeram os órgãos sociais da Ordem, nacionais e regionais, para o triénio 2020-2022.

Gonçalo Byrne, nascido em 1941, em Alcobaça, concluiu a formação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e é Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade de Alghero, em Itália, segundo a informação disponível na página Gonçalo Byrne Arquitetos na internet.

Gonçalo Byrne sucede a José Manuel Pedreirinho, que não se recandidatou.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

A leste, algo de novo: o despertar dos impérios

Gostaria de estar mais otimista. Porém, os últimos desenvolvimentos à volta da  Guerra na Ucrânia não me permitem...

Hóquei em patins: Biblioteca conquista torneio de encerramento em Tomar

A equipa de sub-15 da Biblioteca conquistou o torneio de encerramento depois de vencer o Sp. Marinhense (10-4),...

Casal de americanos escolheu Alcobaça para ajudar emigrantes

”Portugal the Place” é o nome da empresa de consultoria gerida por um casal de americanos em... Alcobaça. Colleen...

Concurso Mundial de Bruxelas distingue quatro vinhos de Alcobaça

Os vinhos Montecapucho Arinto 2017, da Quinta dos Capuchos, e Mula Velha Rose 2021, da Parras Wines, foram...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!