Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Covid-19 e Educação: Balanço de perdas e danos

Data:

Partilhar artigo:

Uma canção de Adelaide Ferreira, lá para os idos dos anos oitenta – e de gosto muito duvidoso, diga-se desde já – fazendo o balanço de uma relação, gritava para o perdedor, o homem malvado que abandonou a sua amada, perdeste! Abandonando o registo ligeiro desta evocação, fazendo o balanço desta pandemia, no que à educação diz respeito, que resposta daríamos à pergunta “quem perdeu?”

A resposta terá de ser salomónica: perdemos todos. Na verdade, os pais perderam  o amparo que uma escola sempre disponibiliza. Sim, porque além da sua função pedagógica, a escola tem também uma função social – tão válida como a primeira. Perderam também os professores e os assistentes (técnicos e operacionais) para quem a escola também é o ponto de referência. Ora, embora muitos deles continuassem a vir às escolas, sentia-se que não era a mesma coisa. A mediação da relação pedagógica pelas plataformas informáticas é um remedeio; nunca a alternativa. E será, por certo, um complemento.

No entanto, os alunos foram, sem dúvida, quem mais perdeu, sem qualquer retribuição em troca. Foram os perdedores líquidos. Os finalistas tiveram um ano triste, sem baile de gala, sem viagem de finalistas sem poderem realizar os muitos projetos que uma excelente Associação de Estudantes tinha planificado. Todos trocaram o local em que socializam, em que constroem os seus amores e desamores, pelas paredes de uma casa.  Ainda por cima, tiveram de mostrar, muitas vezes as suas humilhações, comparando paredes nuas com escritórios bem decorados.

Região de Cister - Assine já!

Por isso, para eles, em primeiro lugar, um grande abraço solidário.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!