Terça-feira, Março 25, 2025
Terça-feira, Março 25, 2025

Covid-19 e Educação: Balanço de perdas e danos

Data:

Partilhar artigo:

Uma canção de Adelaide Ferreira, lá para os idos dos anos oitenta – e de gosto muito duvidoso, diga-se desde já – fazendo o balanço de uma relação, gritava para o perdedor, o homem malvado que abandonou a sua amada, perdeste! Abandonando o registo ligeiro desta evocação, fazendo o balanço desta pandemia, no que à educação diz respeito, que resposta daríamos à pergunta “quem perdeu?”

A resposta terá de ser salomónica: perdemos todos. Na verdade, os pais perderam  o amparo que uma escola sempre disponibiliza. Sim, porque além da sua função pedagógica, a escola tem também uma função social – tão válida como a primeira. Perderam também os professores e os assistentes (técnicos e operacionais) para quem a escola também é o ponto de referência. Ora, embora muitos deles continuassem a vir às escolas, sentia-se que não era a mesma coisa. A mediação da relação pedagógica pelas plataformas informáticas é um remedeio; nunca a alternativa. E será, por certo, um complemento.

No entanto, os alunos foram, sem dúvida, quem mais perdeu, sem qualquer retribuição em troca. Foram os perdedores líquidos. Os finalistas tiveram um ano triste, sem baile de gala, sem viagem de finalistas sem poderem realizar os muitos projetos que uma excelente Associação de Estudantes tinha planificado. Todos trocaram o local em que socializam, em que constroem os seus amores e desamores, pelas paredes de uma casa.  Ainda por cima, tiveram de mostrar, muitas vezes as suas humilhações, comparando paredes nuas com escritórios bem decorados.

Região de Cister - Assine Já!

Por isso, para eles, em primeiro lugar, um grande abraço solidário.

AD Footer

Artigos Relacionados

Nazaré recomenda ao Governo intervenção no molhe norte

O executivo camarário da Nazaré aprovou, na passada segunda-feira, uma recomendação ao Governo que intervenha no molhe norte...

Região figura no top 10 distrital na reciclagem

Os concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós foram os 5.º, 7.º e 9.º municípios do distrito,...

Património local (r)elevado na Assembleia da República

O repto de levar o melhor de Alcobaça à Assembleia da República tinha sido lançado pelo presidente do...

Um trabalho invisível e essencial e à preservação do ambiente

O trabalho desenvolvido diariamente na Fábrica da Água, em São Martinho do Porto, é um trabalho invisível à...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!