Sábado, Agosto 13, 2022
Sábado, Agosto 13, 2022

De castigo

Data:

Partilhar artigo:

Entregue em casa: pizza, salada, bruschetta. Da Fiore de Zucca, ali ao pé do Mosteiro. Nem sabia que entregavam! No visor do prédio, o meu amigo Francisco José aka Jagaru. Ele e a sua mulher Ana (Branco) são empresários de restauração. Donos não só desta magnifica pizzaria, como do nacionalmente aclamado António Padeiro. Apesar de serem os “patrões”, estão na cozinha e nas entregas! São o melhor que Alcobaça tem. Quanto à pizza: já provei a de Nápoles, NY e São Paulo. A “de Alcobaça” é a vencedora! A Ana e o Jagaru são o exemplo de como Alcobaça cidade se tem aguentado: iniciativa privada e empreendedorismo. Nunca foram os interesses “autárquicos”, as fotos para a capa do jornal, as animações 3D, que fizeram desta cidade o que ela é. Ou que farão dela o que ela pode ser.

Aliás, quase todas as burradas que maculam o belo tecido da vida local têm uma só origem: a política. A global, a nacional, a local. Não interessa ao caso. Tudo o mesmo. As guerras, fazem-nas os políticos, por tuta e meia. As pandemias descontrolam-se porque ninguém sabe “fazer o que é preciso”. Por seu lado os autarcas, tão “próximos” do povo que não se vêm, “desconhecem” que não podiam assinar “logo aquele documento”. Decidem, por si mesmos, da sua inocência, porque tem orçamento para a pagar. Mesmo que tudo fosse uma “cabala”, mesmo que inocentados- o que não é a mesma coisa que inocentes – já íamos tarde. Já tínhamos sido enganados, pois nunca votaríamos em alguém que não “sabe” o que está a assinar.  A política é assim: um “quantos-queres?”.

Depois do Natal à “meia-luz”, do Carnaval a “meio-gás”, segue-se o “castigo” da COVID: trancas na porta da maioria da cultura até final de Setembro (querem concertos, filmes, teatro? Vão a Leiria!); buracos por todo o lado, muito autoelogio quando o que precisamos é do Jagaru e da Ana. De todos que sem o salário certinho ao fim do mês, arriscam sair de casa para correr atrás do prejuízo sem chatear ninguém com discursos de ocasião.

AD Footer
Artigo anteriorSaber Viver
Próximo artigoDrive-in Alcobaça
spot_img

Artigos Relacionados

Quartel dos Bombeiros de Alcobaça equipado com telhado novo

Prosseguem a bom ritmo as obras de melhoramento do quartel dos Bombeiros de Alcobaça que recebeu, nas últimas...

Futsal: Ribaria volta a disputar a Divisão de Honra

A Ribafria está de regresso à Divisão de Honra distrital na próxima temporada. Os tefes foram convidados a...

Igreja da Cruz da Légua e Moitalina volta a celebrar eucaristia após intervenção

A Igreja da Cruz da Légua e Moitalina voltou a receber a celebração da eucaristia após a conclusão...

Festival do Caracol levou mais de 1.500 pessoas ao quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto

A 9.ª edição do Festival do Caracol, organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Martinho do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!