Sexta-feira, Setembro 5, 2025
Sexta-feira, Setembro 5, 2025

Associação Benedita Solidária prepara abertura de sede na freguesia

Data:

Partilhar artigo:

A Associação Benedita Solidária está a preparar a abertura da sede na freguesia. O objetivo é criar um espaço “seguro e aprazível” para os doentes e respetivas famílias apoiadas pela valência do Núcleo de Apoio Oncológico.

A Associação Benedita Solidária está a preparar a abertura da sede na freguesia. O objetivo é criar um espaço “seguro e aprazível” para os doentes e respetivas famílias apoiadas pela valência do Núcleo de Apoio Oncológico.

Fundada há cinco anos, a associação considera a abertura da sede um “importante passo”. “Este é um espaço dedicado especialmente aos doentes oncológicos e às famílias onde podemos falar abertamente dos medos e inseguranças face à doença. Mas não só. O objetivo é disponibilizar apoio psicológico, promover iniciativas de atividade física e workshops”, explica Isabel Guerra Vitorino, presidente da Direção.
Embora o núcleo apoie maioritariamente mulheres com cancro da mama, o espaço está aberto a outros doentes. “É um apoio que consideramos importante. Nunca é demais reforçar o companheirismo e a solidariedade para com estas pessoas e aos seus entes queridos”, acrescenta a responsável.

Região de Cister - Assine já!

A data de abertura do espaço ainda não foi estipulada, uma vez que estão a ser concluídos os “últimos detalhes”. “Estamos a terminar a decoração do espaço, mas creio que abertura oficial estará para breve”, informa.

Além desta valência, a Associação Benedita Solidária contribui de uma forma generalizada para o apoio às pessoas em situação de carência económica. “Combater a pobreza e a exclusão social, promovendo a inclusão, a coesão social e o desenvolvimento social integrado são missões da associação. “É um complemento às associações já existentes. Através de ajuda não material, mas económica, proveniente de angariações, que possa auxiliar no pagamento de contas de luz, ou de água, rendas ou medicamentos de cidadãos em comprovada situação de carência económica”, esclarece.

No âmbito da pandemia de Covid-19, os pedidos de ajuda aumentaram e as ações de angariação foram suspensas. No entanto, a associação continuou a dar a “resposta possível” às solicitações e disponibilizou ainda um apoio para idosos e grupos de risco em tarefas como idas à farmácia e aos supermercados.

AD Footer

Santos da casa

Artigos Relacionados

Santos da casa

O património de uma cidade é muito mais que os seus monumentos. No caso de Alcobaça, a música,...

Propec aposta na melhoria da comunicação com os clientes

A Propec anunciou o lançamento da nova versão da ferramenta “MyProvet”, um marco que reforça a aposta da empresa...

Assegurados mais de 3 milhões de euros em fundos europeus para obras em Porto de Mós

O Município de Porto de Mós viu aprovadas duas candidaturas ao Programa Centro 2030, garantindo um apoio superior...

Hélder Sacadura apresenta livro que reúne espólio e memórias da Vestal

A obra “O.V. – Olaria Vistal, Vistal, Vestal, Batista & Almeida, Lda” foi apresentada por Hélder Sacadura, na...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!