Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024

Reconstrução do Pórtico da Benedita vai finalmente avançar

Data:

Partilhar artigo:

O projeto que quer devolver aos beneditenses o símbolo da história mais antiga da Benedita será brevemente uma realidade. A Câmara de Alcobaça aprovou por unanimidade, na última reunião de executivo municipal, o pedido de apoio da paróquia para a reconstrução do pórtico gótico da Benedita. 

O projeto que quer devolver aos beneditenses o símbolo da história mais antiga da Benedita será brevemente uma realidade. A Câmara de Alcobaça aprovou por unanimidade, na última reunião de executivo municipal, o pedido de apoio da paróquia para a reconstrução do pórtico gótico da Benedita. 

Anos após a construção da Igreja Nova, em 1955, a igreja primitiva, também conhecida por “igreja velha”, foi demolida, tendo o pórtico original sido desmontado. Recentemente, em 2016, o desejo da comunidade em recuperar o monumento levou à apresentação de uma proposta cívica em assembleia de freguesia. A possibilidade de a Junta avançar com o projeto com o envolvimento da população e por intermédio do mecenato foi analisada, mas a intenção acabou por ficar no papel. 

Região de Cister - Assine já!

Recentemente, o projeto viu um novo avanço com a apresentação de uma proposta de requalificação. Com o objetivo de “recuperar, conservar e valorizar o monumento”, a Câmara de Alcobaça, em parceria com a Fábrica da Igreja Paroquial da Benedita e com o escultor Thierry Ferreira, desenvolveu um projeto que pretende dar um destino às pedras originais que andaram perdidas durante vários anos e que agora estão guardadas num armazém da Junta da Benedita.

A intervenção consiste no restauro e tratamento dos elementos em pedra da estrutura original, assim como na elaboração, produção e construção de um pórtico em pedra da região, com tratamento estético contemporâneo. Finalizada a primeira fase, a intenção é instalar o pórtico novo juntamente com os elementos da infraestrutura original no largo da atual Igreja Paroquial.  

No total, o investimento para a requalificação do pórtico da Igreja antiga da Benedita está avaliado em cerca de 59 mil euros. “Perante este projeto, vamos atribuir um subsídio à Fábrica Paroquial para fazer esse trabalho que já está em articulação e tem muita pertinência”, enalteceu o presidente de Câmara de Alcobaça.

Ao REGIÃO DE CISTER, o padre Gianfranco Bianco confessou estar “muito satisfeito” com o avançar do projeto. “A paróquia fica muito feliz com este passo no sentido positivo, que vai permitir devolver à freguesia um símbolo muito acarinhado. Com esta boa notícia resta agora arregaçar mangas e iniciar os trabalhos”, desafia o pároco da Benedita.

O projeto apresentado inclui ainda um protótipo da possível requalificação do adro da igreja. ”O desejo é que a reconstrução do pórtico sirva de pontapé de saída para a requalificação do adro”, avançou Paulo Inácio. Para Thierry Ferreira, citado na proposta, “embora o adro seja propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Encarnação da Benedita, está ao serviço público da população e é ponto de encontro e de lazer de muitas pessoas”, acabando por ocupar um protagonismo central na vida beneditense. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Futsal: CRP Ribafria revalida título distrital de juvenis

A equipa de juvenis do CRP Ribafria sagrou-se bicampeã distrital depois de ter vencido na receção ao CCRD...

Colisão entre ligeiro de passageiros e motociclo causa um morto em Alcobaça

Um acidente rodoviário entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrido ao final da tarde deste...

Malhado de Alcobaça em destaque em evento no Porto

O Malhado de Alcobaça vai ser um dos produtos em destaque num evento que vai decorrer este sábado,...

Futebolista alcobacense condenado a multa e a uma época de suspensão por apostas desportivas

O futebolista alcobacense Daniel Esteves foi esta sexta-feira condenado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!