Sábado, Maio 10, 2025
Sábado, Maio 10, 2025

Militantes contestam processo de escolha de candidato do PS

Data:

Partilhar artigo:

Um grupo de dez militantes e membros da Comissão Política Concelhia da Secção de Alcobaça contestou, em comunicado, a nomeação de Rui Alexandre a candidato à Câmara de Alcobaça nas próximas eleições autárquicas, considerando o processo de nomeação “ilegal”.

Um grupo de dez militantes e membros da Comissão Política Concelhia da Secção de Alcobaça contestou, em comunicado, a nomeação de Rui Alexandre a candidato à Câmara de Alcobaça nas próximas eleições autárquicas, considerando o processo de nomeação “ilegal”.

A reação do “número alargado” de membros do PS/Alcobaça surge depois de o jornal O Alcoa dar conta, na sua última edição, de uma suposta “indigitação” de Rui Alexandre enquanto candidato do PS à Câmara de Alcobaça. Mas, na verdade, o nome do presidente da Comissão Política Concelhia de Alcobaça só foi aprovado no secretariado do órgão político, em meados de julho, tal como o REGIÃO DE CISTER noticiou na edição de 24 de setembro. A escolha dos candidatos ainda terá de ser levada a discussão na Comissão Política e na Federação Distrital, o que, até à data, ainda não aconteceu.

Região de Cister - Assine Já!

“O órgão do PS, estatutariamente competente para desencadear e assegurar o cumprimento do processo de designação dos candidatos autárquicos municipais, é a Comissão Política Concelhia, que até à presente data não foi convocada, não se pronunciou, nem deliberou sobre o assunto, e à qual não foi presente qualquer proposta de candidato à presidência da Câmara Municipal ou a qualquer outro órgão autárquico”, esclarece o grupo de militantes, que junta Isabel Fonseca, presidente da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Fernando Azeitona, presidente da Junta de Évora de Alcobaça, e os ex-vereadores António Henriques e Eugénia Rodrigues.

Contactado pelo REGIÃO DE CISTER, o presidente da Federação Distrital de Leiria confirma que “ainda só houve deliberações na nomeação de candidatos nos concelhos de Caldas da Rainha, Pombal e Peniche”.

“Com o objetivo de discutir este tema, bem como a repor a legitimidade democrática em todo este processo”, o grupo de militantes diz ter solicitado uma reunião extraordinária ao presidente da Mesa da Comissão Política Concelhia. “Ademais, e em tempo oportuno, com a serenidade que o tempo recomenda, os órgãos estatutariamente eleitos do PS tomarão responsavelmente as decisões sobre a eleição dos candidatos aos diferentes órgãos autárquicos, cabendo-lhes só a eles as competentes decisões sobre esta matéria”, lê-se no comunicado.

Rui Alexandre, reeleito presidente do PS/Alcobaça no início do ano, com uma diferença de 13 votos para Isabel Fonseca, preferiu não comentar o assunto ao REGIÃO DE CISTER.

O PS está afastado do poder local em Alcobaça há 23 anos. Só Miguel Guerra conseguiu conquistar a Câmara e desde que saiu, em 1997, o PS não foi além dos dois vereadores eleitos. Nas últimas eleições, com Cláudia Vicente como candidata à Câmara, o PS chegou aos 21,58%, com 5.866 votos, mais 619 votos do que nas autárquicas de 2013.

texto Sara Vieira

AD Footer

Artigos Relacionados

AlcobaçaHub recebe novo TeSP no próximo ano letivo

Alcobaça vai acolher, já no próximo ano letivo (2025/2026), um novo Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Inovação...

Nazaré melhora projeto de valorização do peixe seco

A Nazaré garantiu financiamento para o projeto “Herança do Mar e do Sabor: Tradição com Sabor a Futuro”,...

Festival da Terra regressa à Lagoa de Pataias em junho

O Festival da Terra está de regresso à Lagoa de Pataias no próximo mês, de 27 a 29...

Acordeonistas (re)encontram-se em Alcobaça

A partir deste sábado, reúnem-se em Alcobaça alguns dos mais conceituados e talentosos acordeonistas do mundo para mais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!