Quarta-feira, Novembro 12, 2025
Quarta-feira, Novembro 12, 2025

CACD do Vimeiro prepara museu com espólio do rancho

Data:

Partilhar artigo:

O pavilhão do Círculo de Arte Cultura e Desporto (CACD) do Vimeiro vai acolher um pequeno museu dedicado ao espólio do Rancho Folclórico do Vimeiro.

O pavilhão do Círculo de Arte Cultura e Desporto (CACD) do Vimeiro vai acolher um pequeno museu dedicado ao espólio do Rancho Folclórico do Vimeiro.

A iniciativa tem como objetivo criar um “espaço digno” para expor e preservar “de uma forma digna” os instrumentos e elementos etnográficos relacionados com o grupo de rancho da freguesia. No piso inferior há uma sala que vai acolher o projeto. “É uma necessidade urgente pois os instrumentos, fatos e recordações do rancho estão neste momento guardados em caixas sem qualquer condição de preservação”, explica o presidente da Direção ao REGIÃO DE CISTER. Segundo Humberto Ribeiro, o projeto vai ser coordenado pela Direção do rancho, mas uma vez que está inserido no espaço do CACD do Vimeiro, a entidade vai “ajudar na medida do possível”.

Região de Cister - Assine Já!

Para apoiar a obra, que consiste na requalificação da sala e colocação de infraestruturas para acolher os objetos do rancho, a Câmara de Alcobaça disponibilizou uma verba de 13 mil euros, o que vai permitir “avançar com a obra tão desejada”. “O espaço também terá uma identidade típica para ir ao encontro ao legado do rancho do Vimeiro”, explica.

O início das obras ainda não tem data marcada. 

A par disso, o CACD do Vimeiro avançou já com algumas das obras de requalificação que permaneciam em gaveta há mais de duas décadas. “Durante os três meses do Estado de Emergência, foi possível concretizar obras muito importantes: a requalificação da cozinha e do café e a criação de uma sala de jogos”, revela Humberto Ribeiro. De acordo com o presidente da Direção, estas eram algumas das obras incluídas no projeto de requalificação avaliado em meio milhão de euros. “Colocámos mãos à obra e com o apoio de algumas empresas foi possível melhorar as infraestruturas da associação. A cozinha nem parece a mesma e o medonho balcão de madeira do bar deu lugar a uma estrutura de pedra”, descreve. “São mudanças que alteram totalmente o espaço e que tornam possível acolher a comunidade num local mais apto”, acrescenta.

O próximo investimento do CACD será direcionado para as casas de banho, estando ainda em cima da mesa a requalificação do campo de futebol exterior, a construção de dois balneários e de um parque de diversões para as crianças no exterior do edifício.

AD Footer

Artigos Relacionados

Jorge Vala eleito presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria

O presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, foi eleito, na manhã de ontem, o novo...

Irmãos mirenses transformam papel de silicone em recurso sustentável

O papel de silicone proveniente dos autocolantes utilizados para a rotulagem dos vinhos deixou de ser um problema...

Parque Infantil no Miradouro da Azelha vence OP em São Bento

O projeto Parque Infantil do Miradouro da Azelha foi o grande vencedor da edição de 2025 do Orçamento...

Homem Estátua dos Pisões distinguido com prémio “Artista do Ano”

O artista António Santos, conhecido como StatikMan e natural dos Pisões, em Pataias, foi distinguido com o Prémio...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!