Segunda-feira, Maio 27, 2024
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Concluída obra do Centro Escolar de Famalicão

Data:

Partilhar artigo:

Está concluída a obra do Centro Escolar de Famalicão, que deverá entrar em funcionamento após as férias da Páscoa.

Está concluída a obra do Centro Escolar de Famalicão, que deverá entrar em funcionamento após as férias da Páscoa.

O novo edifício vai acolher cerca de 150 alunos (seis turmas) que frequentam, atualmente, as escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Famalicão, Raposos e Quinta Nova, e as crianças do Jardim de Infância de Famalicão.

Região de Cister - Assine Já!

O Centro Escolar de Famalicão resulta de um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões são comparticipados por fundos europeus e 588 mil euros são suportados pela autarquia.

O edifício, que completa o ciclo de construção de centros escolares nas três freguesias do concelho, conta com duas salas de atividade para o pré-escolar e quatro salas de aula para o 1.º ciclo do ensino básico. Dispõe ainda de biblioteca; sala multimédia; secretaria; sala de professores; cozinha; refeitório; zonas de recreio (descoberto e coberto) e um campo de jogos exterior, tendo, ainda, acesso próprio ao novo Pavilhão Gimnodesportivo, paralelo ao edifício, lê-se no comunicado.

O centro escolar vai “resolver a dispersão dos recursos educativos da freguesia” e contribuir para a promoção “da igualdade de oportunidades de acesso a espaços educativos de qualidade arquitetónica, funcional e ambiental”, bem como a “apoios coordenados para os diferentes grupos etários, nas áreas de alimentação, transportes, ação social escolar, educação especial, psicologia e orientação Educativa”, lê-se no comunicado.

O novo equipamento possibilita ainda a reorganização do funcionamento do sistema educativo numa parte do concelho da Nazaré, “dando resposta às novas exigências do sistema educativo, o cumprimento dos objetivos da Carta Educativa do Município e a criação de igualdade de oportunidades no acesso a um ensino de qualidade às crianças da freguesia de Famalicão”, conclui a autarquia.

AD Footer

Artigos Relacionados

Alcobaça tem quatro farmácias que apoiam famílias em situação de carência

Quatro farmácias do concelho de Alcobaça integram o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, que...

Tradições ribeirinhas recriadas para dar mais vida à Cela Velha

A vida na Cela Velha não é propriamente um corrupio, mas, uma vez por ano, e há 36...

Praias de Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Salgado mantêm selo Zero Poluição

A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável divulgou, na passada semana, a lista de praias classificadas como Zero...

Mercearia das Paredes muda de mãos e abre todo o ano

Mesmo em frente ao mar, em Paredes da Vitória, reabriu, no início deste mês, a Mercearia das Paredes,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!