Sábado, Abril 25, 2026
Sábado, Abril 25, 2026

Tiago Joaninho conquista prémio em concurso internacional

Data:

Partilhar artigo:

 Tiago Joaninho conquistou o 1.º lugar no concurso internacional online “Drum-Off Global”, no qual participaram bateristas de todo o mundo. O músico natural de Alqueidão da Serra, freguesia do concelho de Porto de Mós, foi o vencedor da categoria “Open” e vai ter a oportunidade de tocar a solo na cidade de Vancouver, no Canadá.

 Tiago Joaninho conquistou o 1.º lugar no concurso internacional online “Drum-Off Global”, no qual participaram bateristas de todo o mundo. O músico natural de Alqueidão da Serra, freguesia do concelho de Porto de Mós, foi o vencedor da categoria “Open” e vai ter a oportunidade de tocar a solo na cidade de Vancouver, no Canadá.

“Este prémio é um sonho que me vai ajudar a projetar o meu trabalho e, quem sabe, abrir novas portas”, revelou o músico, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, adiantando que vai aproveitar a viagem para fazer formações com alguns músicos canadianos de referência.

Região de Cister - Assine já!

Sem grandes expetativas, Tiago Joaninho concorreu ao “Drum-Off Global” no mês de novembro. “O objetivo inicial era mostrar o meu trabalho aos jurados, que são músicos que admiro bastante”, conta o alqueidoense de 20 anos, que concorreu com 30 bateristas na fase final do concurso, representando Portugal.

O jovem músico frequenta neste momento o segundo ano do Curso de Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa. Com 15 anos, ao entrar para o ensino secundário, deu continuidade ao sonho da música e ingressou no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, formação que ficou concluída em 2019.

A paixão pela música e pela bateria começou muito cedo. “Com oito ou nove anos já dava concertos com uma banda que tinha com o meu irmão e um amigo”, recorda. Foi através dessa banda, chamada “Feedback”, que já encontra inativa, que participou no concurso “Portugal Tem Talento” e chegou à final. “Esse concurso trouxe-nos várias oportunidades. Chegámos a dar concertos um pouco por todo o País”, acrescenta.

“O que gosto mesmo de fazer é de tocar ao vivo e considero fundamental as formações para adquirir e aperfeiçoar novas técnicas”, salienta o baterista. A par da formação académica, Tiago Joaninho é atualmente músico freelancer. O futuro é ainda uma incógnita, mas de uma coisa tem a certeza: quer continuar a fazer da música a sua vida. Gostava muito de ir viver para os Estados Unidos, “onde tudo acontece” e “onde existem muitas mais oportunidades” para o meio artístico. Um jovem músico com um futuro promissor.

AD Footer

Artigos Relacionados

Regulamento da taxa turística da Nazaré aprovado em votação inédita com dois eleitos

A proposta de alteração ao regulamento da futura taxa turística da Nazaré foi aprovada na reunião de Câmara...

Projeto “Vamos à Praça” quer devolver fulgor ao Mercado

Depois de anos de falta de investimento no Mercado Municipal da Nazaré, e depois dos danos provocados pela...

Curso de primeiros socorros a animais esgota na primeira edição em Pataias

A primeira edição do Curso de Primeiros Socorros em Animais de Companhia, realizada no passado dia 11 em...

Palekes enfrentam destruição a dois meses de prova nacional

A associação Palekes, com sede em Pataias, está a braços com prejuízos avultados no paddock onde organiza uma...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!