Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Três alunos do concelho de Alcobaça seguem para a final do Concurso Nacional de Leitura

Data:

Partilhar artigo:

Já foram selecionados os alunos que vão representar a região Oeste na final do Concurso Nacional de Leitura. Dos oito finalistas, três são do concelho de Alcobaça: Mariana Dias, Simone Blidari e Simão Margato arrecadaram um lugar na última etapa do concurso que desafia os jovens a ler mais e melhor.

Já foram selecionados os alunos que vão representar a região Oeste na final do Concurso Nacional de Leitura. Dos oito finalistas, três são do concelho de Alcobaça: Mariana Dias, Simone Blidari e Simão Margato arrecadaram um lugar na última etapa do concurso que desafia os jovens a ler mais e melhor.

A sessão da fase intermunicipal para os alunos das escolas da região Oeste foi organizada pela Biblioteca Municipal de Arruda dos Vinhos e realizou-se através da plataforma Zoom. A sessão, com mais de três horas, consistiu apenas em “Provas Palco” de breve leitura e interpretação e resultou na eleição de oito estudantes, dois de cada ciclo de ensino, para a final nacional.

O aluno Simão Margato, da Escola Básica do Vimeiro, foi um dos dois vencedores na categoria do 1.º ciclo de ensino. “O morcego bibliotecário” da autora Carmen Zita Ferreira foi a obra analisada pelo estudante do 4.º ano, que participou na competição pela primeira vez.

“Quando recebi o convite da minha professora fiquei muito satisfeito e foquei-me mais na leitura. Mas apesar do esforço não esperava ser um dos finalistas”, conta o aluno. A preparação para o concurso incluiu toda a família, sendo que Simão partilhou momentos de leitura com os avós, os pais e o irmão. “Ajudaram-me a entender onde podia melhorar. Agora tenho de continuar a trabalhar para representar bem o Oeste na final”, acrescenta.

Na categoria de 2.º ciclo, foi a estudante Mariana Martins, do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, que conquistou um lugar na fase final. A aluna foi posta à prova com a obra “Sem rede” de Margarida Fonseca Santos e foi uma das duas vencedoras.

Já Simone Blidari, aluna da EB2/3 Frei Estêvão Martins é a estudante mais “velha” do concelho de Alcobaça a concurso. “O rapaz dos sapatos prateados”, de Álvaro Magalhães, foi a obra analisada pela estudante do 7.º ano. “Participo pela segunda vez no Concurso Nacional de Leitura devido ao gosto que tenho pela literatura. Livros de aventura e sobre a 2.ª Guerra Mundial são os meus favoritos”, revela. Embora “muito nervosa”, Simone Blidari acreditou nas suas capacidades. “Os outros alunos eram muito bons, mas tentei manter-me calma e confiar que estava a dar o meu melhor”, recorda. A aluna não esconde o “orgulho” por estar entre os finalistas, mas sublinha que é necessário manter-se focada para fazer uma boa prestação na final. “Vou trabalhar para melhorar e estar ao nível dos meus colegas. Quer ganhe ou não, a experiência foi muito boa”, atira.

A final vai decorrer a 5 de junho em Oeiras, no entanto a calendarização poderá sofrer alterações devido à situação pandémica.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!