Quarta-feira, Setembro 3, 2025
Quarta-feira, Setembro 3, 2025

Rotários fazem homenagem às Concertinas da Barrenta

Data:

Partilhar artigo:

“Reconhecimento” e “alegria” são as palavras que resumem a homenagem às Concertinas da Barrenta pelo Rotary Club de Porto de Mós, assinalada através de um jantar comemorativo no dia 22 de maio.

“Reconhecimento” e “alegria” são as palavras que resumem a homenagem às Concertinas da Barrenta pelo Rotary Club de Porto de Mós, assinalada através de um jantar comemorativo no dia 22 de maio.

A Associação Cultural Concertinas da Barrenta foi distinguida pela “importância social” que representa na comunidade, no País e internacionalmente, e também pelo seu “contributo na valorização da cultura popular e da concertina”, na “descoberta de novos talentos, novos conhecimentos, novas técnicas” e “revitalização de novas formas de convívio”.

Região de Cister - Assine já!

“As Concertinas da Barrenta alimentam os seus sonhos e também os de quem as ouve”, sublinhou a presidente do Rotary Club de Porto de Mós.

“Esta associação constitui um fator de sucesso cultural e social de âmbito regional, nacional e internacional e contribui para a construção de uma identidade, valorizando um património e o concelho de Porto de Mós”, acrescentou Clarisse Louro.

O jantar comemorativo do Rotary Club de Porto de Mós ficou também marcado pela distinção da “profissional do ano” a Adelina Matos, empresária do setor da cerâmica na freguesia de Pedreiras. “Esta mulher tem uma filosofia de vida baseada na ética e no bem comum e é um exemplo de vida, quer a nível pessoal quer a nível profissional, pelo desenvolvimento empresarial e humanismo que imprime na sua empresa”, destacou ainda a anfitriã do evento. A esta homenagem juntou-se a Câmara de Porto de Mós que fez questão de reconhecer “uma das mais importantes associações de cultura popular” e também a “matriarca” de uma das principais empresas do concelho. “Por vezes a cultura folclórica é desvaloriza. No entanto, é através dela que conhecemos realmente a nossa história”, frisou o presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala.

A associação cultural da Barrenta ensina atualmente cerca de 90 alunos a tocar concertina gratuitamente e organiza, desde 2002, o Encontro Nacional de Tocadores de Concertinas, que leva todos os anos milhares de visitantes à localidade da União de Freguesias de Alvados e Alcaria.  Na edição do ano passado, devido às restrições da pandemia, a associação deu a conhecer o seu programa através de dois camiões que percorreram 105 quilómetros das Serras de Aire e Candeeiros, atuando em 12 lugares ao longo de dez horas. O evento “Barrenta ComVida” foi divulgado nas redes sociais e contou com a visualização de 30 mil pessoas.

O Rotary Club de Porto de Mós, além dos múltiplos projetos que têm levado a cabo nos últimos anos, tem como prática homenagear pessoas, profissionais e instituições de diferentes áreas, pelos seus percursos baseados na “ética”, no “desenvolvimento de boas condutas”, na “responsabilidade social” e na promoção da “paz”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol: Ricardo Esgaio deixa o Sporting e prossegue carreira na Turquia

Ricardo Esgaio deixou o Sporting após quatro temporadas consecutivas, 17 com interregnos e contabilizando a formação', e vai...

Futebol: Nazarenos elimina Sourense e continua a sonhar na Taça de Portugal

O sonho da Taça de Portugal continua! O Nazarenos está na segunda eliminatória da prova rainha depois de...

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!