Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Seremos lobos ou formigas?

Data:

Partilhar artigo:

Estava aqui a pensar em palavras que expressam a nossa responsabilidade social, que é como quem diz, as nossas obrigações com as pessoas e o meio em que vivemos. Vieram-me à cabeça duas: “Porquê” e “liberdade”. Não parecem relacionadas, mas a verdade é que, na minha opinião, ambas revelam a nossa condição humana, por oposição às máquinas e aos bichos.

“Porquê” exprime a permanente curiosidade, a vontade de aprender que, desde cedo na evolução da humanidade e desde cedo na evolução de cada humano, nos impele a saber mais, a descobrir, a investigar, a procurar, a estudar. Pode surgir como recurso para resolver um problema ou, simplesmente, para apaziguar uma qualquer inquietação do espírito ou da razão.

Por outras palavras, o “porquê” é muitas vezes utilitário, mas, na maioria dos casos, resulta da nossa livre e solitária busca pelo conhecimento, pela razão das coisas, do nosso impulso de “liberdade”.    

Região de Cister - Assine já!

Sem ela, sem a liberdade, somos formigas num carreiro, abelhas numa colmeia e os humanos não somos nem uma coisa nem outra. Não nascemos para obreiras ou abelhas-mestras, seremos mais, como diria Aldous Huxley no seu “Regresso ao Admirável Mundo Novo”, que me inspirou esta reflexão, lobos, seres apenas moderadamente gregários.

Farto-me de pensar na liberdade e no que significa. Acho que a irei perseguir todos os dias da minha vida, enquanto a razão me não abandonar. A liberdade é um valor profundamente humano e humanizador, difícil de alcançar. Contudo, uma coisa tenho por certa, sem “porquês” não há liberdade, e sem esta, nem responsabilidade connosco ou com os outros, nem sequer humanidade. Como nos versos de Torga “Enquanto não alcances / Não descanses./ De nenhum fruto queiras só metade.”

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!