Quarta-feira, Agosto 10, 2022
Quarta-feira, Agosto 10, 2022

Imaginem um país onde ninguém tem carro!

Data:

Partilhar artigo:

E se dentro de uma dúzia de anos já não tivermos carro? Se ninguém possuir um automóvel, nem tiver de pagar uma prestação, um seguro, um selo, uma portagem ou um parque nem tiver a obrigação de dispor de uma garagem para estacionar o veículo? 

Conseguimos imaginar um futuro em que os carros, silenciosa e ordeiramente, obedecem apenas aos comandos do nosso telefone e, sem atrasos e sem filas, nos levam para onde queremos, sempre que desejamos, e nada mais? Tudo em troca de uma mensalidade calculada em função de um máximo de horas ou de quilómetros de uso?  

Este novo mundo emerge do nosso, onde um dos principais símbolos do estatuto individual é, ainda, a propriedade, a marca e a cilindrada do carro que cada um possui. 

Neste futuro que vos convido a imaginar, é provável que a propriedade do objecto seja substituída pelo direito de uso. Já não se trata de ser dono de um carro, mas do direito de o utilizar. Falo dos carros, mas poderia estar a falar-vos de muitas outras coisas, que julgamos indispensáveis, mas são, sobretudo, resultado dos excessos do nosso tempo. Afinal, se fizermos bem as contas, muitos dos nossos objectos são usados apenas umas centésimas do seu tempo disponível.  

Falo em concreto do carro, porque é um dos exemplos mais gritantes dos excessos e do subaproveitamento que fazemos dos recursos e porque a mobilidade me parece ser o grande desafio do futuro próximo. E como estamos agora a sair de uma situação improvável, pode ser um bom momento para vos desafiar a imaginar um mundo igualmente surpreendente mas muito, muito possível, em menos tempo do que imaginamos.  Até porque, se assim não for, o nosso planeta pode fartar-se dos nossos excessos. Se tal acontecer, o planeta continua, mas nós podemos ficar pelo caminho. 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Casa com história: Oficina Vilela “cura” carros há quatro décadas e meia

Era um menino de 11 anos quando começou a dar serventia a pedreiros. O trabalho desde cedo afastou-o...

Cinco feridos após despiste de viatura que causou incêndio rural em Alfeizerão

Cinco pessoas ficaram feridas na sequência de um despiste de uma viatura, na tarde desta sexta-feira, na localidade...

Nazarena Raquel Libório eleita Best Face Teen Mundial 2022

Raquel Libório, natural da Nazaré, foi eleita Best Face Miss Teen Mundial 2022. A distinção da jovem nazarena, de...

Francesinhas à moda do Porto são a mais recente novidade em Turquel

O café/snack-bar “Mira-Serra”, em Turquel, tem um novo “sabor”. Tudo porque, há três meses, o espaço, agora com...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!