Sábado, Agosto 30, 2025
Sábado, Agosto 30, 2025

A Enfermagem e o Carinho

Data:

Partilhar artigo:

Temos em geral horror a hospitais, lá estamos doentes, frágeis e dependentes. Será por isso? Talvez não. Há uns anos fui operada num hospital, uma operação dolorosa, ortopédica, foi a única vez que me recordo de ter gostado, e muito, de estar num hospital. Atribuí ao facto de serem freiras e o meu quarto ter vista para o mar. Hoje, anos depois, e estudando com colegas prazer e sofrimento no trabalho, sei que a resposta pode ser outra. Fui cuidada com profissionalismo (essencial), mas também com carinho e afeto pelas irmãs, que tinham tempo, eram muitas, falavam-me com doçura.

João Duarte, São João de Deus depois de beatificado como padroeiro dos enfermeiros, calcorreou a Península Ibérica no séc. XVI. Criou um hospital onde “rodeava todos os doentes de carinho e uma atitude compassiva”. No início do século XX o Estado reconhecia que a falta de pessoal era “compensada pelo tradicional carinho dispensado aos doentes pelos enfermeiros que os assistem”. Em 1937 a Irmã, de origem brasileira, Eugénia Tourinho lutou pela concretização de um curso de 3 anos de enfermagem em Portugal (sabendo que as exigências de formação eram imprescindíveis!) e onde se incluíam “matérias da área humanística, como a higiene mental, a psicologia e a sociologia”.

Sabemos que o ato de cuidar é tão essencial à vida como ser cuidado. Fomos selecionados não para ser egoístas, mas justamente o contrário, cooperativos, quando cuidamos e somos cuidados o nosso corpo enche-se de hormonas de bem-estar.

Região de Cister - Assine já!

Como se sentirá um enfermeiro, que mora a 40 minutos de Lisboa, trabalha por turnos, com 40 e 50 doentes a seu cargo, idosos, por exemplo? Com 8 grávidas numa enfermaria sem tempo para ensinar a amamentar? E 900 euros de salário, seguidos de uma dupla jornada no privado e um convite a imigrar? Como se sente quem escolheu dar – também – carinho e cada vez mais é impedido de o fazer pelas condições de trabalho? Quem cuida deles?

Referências em Aliete Pedrosa, A Enfermagem Portuguesa, Referências Históricas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

“Felp” junta Diana Nicolau e bonecos da S.A. Marionetas em horário nobre

“Felp”, a série que junta a atriz alcobacense Diana Nicolau e a S.A. Marionetas, já chegou à televisão...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!