Segunda-feira, Agosto 8, 2022
Segunda-feira, Agosto 8, 2022

Paróquias de Alcobaça e Vestiaria têm novo padre

Data:

Partilhar artigo:

Tiago Ferreira Roque foi nomeado pároco de Alcobaça e Vestiaria. A nomeação foi assinada pelo cardeal-patriarca e divulgada pelo Patriarcado de Lisboa, não sendo ainda conhecida a data da tomada de posse do padre que vai substituir Ricardo Cristóvão, que foi dispensado do ofício.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Será a primeira vez que Tiago Ferreira Roque assumirá a função de pároco, uma vez que, até à data, o padre era vigário paroquial nas paróquias de Alenquer, Ota e Abrigada.

“Estou bastante motivado por chegar a uma cidade e a uma região tão ricas em história e cultura, e poder, assim, também fazer parte dessa mesma história. Alcobaça é reconhecidamente uma cidade de referência a nível nacional e, como tal, é um orgulho para mim ter sido nomeado pároco de Alcobaça e Vestiaria”, sublinhou o novo pároco de Alcobaça e Vestiaria ao REGIÃO DE CISTER.

“É uma nova etapa na minha vida e espero conseguir colocar em prática tudo o que aprendi ao longo do meu percurso de seminário e também durante o trabalho que desenvolvi nas três paróquias onde estive até agora. Serei um padre disposto a escutar todas e quaisquer necessidades dos fiéis e podem esperar que dê tudo de mim aos praticantes e também aos que estão mais afastados da fé. Ser cristão é um caminho para todos e eu estarei sempre de coração aberto para receber todos quantos queiram envolver-se na vida da Igreja”, analisou o padre, que terá a seu cargo a paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça e a paróquia de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria.

Aos 27 anos, Tiago Ferreira Roque aproveitou para demonstrar a sua gratidão para com aqueles com quem aprendeu, prometendo tudo fazer para levar bem longe a mensagem. “Creio ser um dos párocos mais jovens da diocese de Lisboa, mas a conduta que sempre aprendi com os padres mais velhos ser-me-á útil para continuar a fé cristã. Devemos muito aos padres mais velhos, que deram toda a sua vida pela Igreja e por levarem a mensagem de Jesus a todos”, concluiu Tiago Roque, que também vai assumir funções de capelão do Hospital de Alcobaça.

O padre Ricardo Cristóvão foi dispensado como pároco de Alcobaça e da Vestiaria e de capelão do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, não tendo sido nomeado para qualquer ofício no Patriarcado de Lisboa. O pároco esteve envolvido em várias polémicas desde que assumiu funções em setembro de 2014, sendo a última a acusação de censura de uma peça de teatro realizada na igreja do Mosteiro.

Também o padre Salvatore Forte foi nomeado, oficialmente, pároco de Famalicão e da Pederneira, onde, de resto, já desde o passado mês de fevereiro, tinha substituído no cargo o padre Paolo Lagatta. Salvatore Forte acumula, assim, as paróquias do Bárrio, Famalicão e Pederneira. Nessas três paróquias, acrescente-se, Ángel Rodriguez passa a ser o vigário paroquial. Em sentido inverso, o padre Eduardo López, que era vigário paroquial na Benedita, em Évora de Alcobaça e em Turquel, está de saída.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Cinco feridos após despiste de viatura que causou incêndio rural em Alfeizerão

Cinco pessoas ficaram feridas na sequência de um despiste de uma viatura, na tarde desta sexta-feira, na localidade...

Nazarena Raquel Libório eleita Best Face Teen Mundial 2022

Raquel Libório, natural da Nazaré, foi eleita Best Face Miss Teen Mundial 2022 A distinção da jovem nazarena, de...

Francesinhas à moda do Porto são a mais recente novidade na freguesia de Turquel

O café/snack-bar “Mira-Serra”, em Turquel, tem um novo “sabor”. Tudo porque, há três meses, o espaço, agora com...

Atelier do Doce remodela casa para criar projeto inovador

A “casa” do Atelier do Doce tem estado em obras. Com a ampliação para mais 1.500 metros quadrados,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!