Sexta-feira, Junho 9, 2023
Sexta-feira, Junho 9, 2023

Francesinhas à moda do Porto são a mais recente novidade em Turquel

Data:

Partilhar artigo:

O café/snack-bar “Mira-Serra”, em Turquel, tem um novo “sabor”. Tudo porque, há três meses, o espaço, agora com nova gerência, passou a servir as tradicionais francesinhas à moda do Porto.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Uma tendência que chegou, viu e venceu. Os turquelenses gostaram da ideia, têm enchido os proprietários de elogios e, palavra puxa palavra, a publicidade tem chegado cada vez mais longe. De tal forma que há já bastantes clientes provenientes de outras freguesias que não resistem à iguaria.

Comecemos pelo início: pão de forma, bife de vaca, linguiça, queijo, fiambre, salsicha e mortadela. Estes são os condimentos para uma “boa” francesinha. O resto é… segredo. Mas o que falta, afinal? “O molho. No molho é que está verdadeiramente o segredo”, confessa Bruno Queirós, de 46 anos, natural do Porto e que decidiu mudar-se para Turquel para ali implementar um prato típico da sua cidade natal. “Trabalhei durante 10 anos em dois restaurantes bastante conceituados no Porto e aprendi a fazer a francesinha original.

Depois disso, estive vários anos emigrado, tendo regressado recentemente de França para abrir este negócio com a minha esposa”, conta o portuense, satisfeito com a reação dos turquelenses… e não só: “A recetividade tem sido a melhor possível. Para ser sincero, não contava com um início tão bom como temos tido. As pessoas de Turquel têm gostado bastante das francesinhas, sendo que a isso devemos ainda juntar um aumento crescente de clientes que não são de Turquel, mas que, sabendo que havia aqui francesinha à moda do Porto, têm vindo cada vez mais. É um bocadinho do Porto em Turquel”, confessa.

Região de Cister - Assine Já!

Quem também não podia estar mais satisfeita com o desenvolvimento do negócio é a mulher de Bruno. “Abrimos no dia 31 de abril, há pouco mais de três meses, e estou muito feliz com a forma como as coisas estão a correr. As expectativas eram extremamente baixas, mas a reação das pessoas tem sido mesmo muito boa e nós estamos muito agradados com o novo rumo que demos à nossa vida”, sublinha Leila Tomaz, de 38 anos, que é natural de Tomar e que nos últimos sete anos esteve emigrada em Paris, onde conheceu o marido. Mas Turquel tem sido uma agradável surpresa: “A freguesia é pacífica e as pessoas são bastante simpáticas. Estávamos habituados a viver no meio da confusão de uma grande cidade, como é Paris, e agora estamos numa tranquilidade absoluta.”

As francesinhas “instalaram-se” em Turquel e, a partir de hoje, vão passar a ter a companhia da bifana… à moda do Porto. Mais um sucesso?

AD Footer

Artigos Relacionados

João Lucas recordado na casa onde tudo começou

João Lucas, médio que deixou uma marca indelével no Ginásio, foi homenageado pelo clube onte tudo começou, no...

“Café Kanimambo” é o novo romance de Fernando Ribeiro

“Café Kanimambo” é o título do segundo romance de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, que se estreou na...

Cistermúsica celebra a música no feminino na 31.ª edição

“Música no Feminino” é o tema central da 31.ª edição do Festival de Música de Alcobaça que arranca...

Mosteiro de Alcobaça associa-se a coleção de cerâmica criada com sons

As peças de cerâmica da coleção “Mosteiro”, que se distinguem por terem sido moldadas através da voz de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!