Domingo, Setembro 25, 2022
Domingo, Setembro 25, 2022

Beneditense assina “Literatura de viagem sem sair do mesmo lugar”

Data:

Partilhar artigo:

“Literatura de viagem sem sair do mesmo lugar” é o título do 11.º livro do beneditense António Catarino.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Lançada no passado mês de maio pela editora Projecto Foco, a obra conta a história de Arlindo Pimpão, um funcionário dos perdidos e achados do aeroporto de uma cidade nunca identificada que, ao longo dos anos viu acumularem-se malas nunca reclamadas. Nas vésperas de se reformar, o trabalhador descobre uma mala de que não há qualquer registo. Temendo que isso venha a ser uma mancha na sua carreira quase a terminar, Arlindo Pimpão tenta desesperadamente livrar-se da mala, mas a tarefa torna-se mais complicada do que seria de esperar e assim começa um misterioso episódio que lhe rouba o conforto e a paz de um quotidiano inalterado por décadas.

“Há sempre uma componente biográfica nas personagens que escrevi, mas aqui o desafio era afastar-me o mais possível do protagonista da história e tentei que fosse uma pessoa completamente diferente de mim”, avança o autor, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.

A ideia de criar esta obra surgiu durante o período em que António Catarino ainda dava os primeiros passos na escrita. A música sempre foi uma fonte de inspiração para o autor e neste caso foi o disco “Dead Letter Office”, dos R.E.M., que o levou a imaginar todo este enredo. “Ao tentar perceber de onde vinha o título do álbum descobri que nos Estados Unidos toda a correspondência que não conseguia ser entregue acabava nesse armazém das cartas mortas e então imaginei um departamento semelhante em relação às bagagens perdidas dos aeroportos”, conta o beneditense, que é também o autor da fotografia da capa do livro, captada na Feira Medieval de Aljubarrota, há alguns anos. Desta história resultou ainda uma versão em poesia, que se transformou no eBook “Souvenir”, lançado em fevereiro, pela Elefante editores.

António Catarino já se encontra a preparar um novo romance que está previsto ser lançado ainda este ano, na próxima edição do Festival Literário e de Cinema de Alcobaça Books & Movies que se realiza entre os dias 15 e 27 de outubro.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Abertos centros de vacinação à covid-19 e gripe em Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós

Já estão a funcionar os centros de vacinação à covid-19 e à gripe sazonal nos concelhos de Alcobaça,...

Na Drogaria Ribeiro, o cliente está sempre em primeiro lugar

O facto de o pai ser pintor e de, desde cedo, apreciar essa arte, levou António Ribeiro, alguns...

“Passeio Sénior 2022” levou centena de idosos à Feira de São Mateus

A iniciativa “Passeio Sénior 2022”, promovida pela União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), levou, este dia...

OesteCim abre concurso para contratação de oito novos bombeiros sapadores

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), da qual fazem parte os municípios de Alcobaça e da Nazaré, abriu...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!