Segunda-feira, Agosto 15, 2022
Segunda-feira, Agosto 15, 2022

Instituições do concelho de Porto de Mós acolhem grupo de voluntários espanhóis

Data:

Partilhar artigo:

As instituições do concelho de Porto de Mós receberam, em julho, um grupo de 16 voluntários espanhóis. Vindos de Barcelona, os jovens da associação Do Change chegaram ao Juncal no dia 17 e foram acolhidos pelo Centro Paroquial de Assistência do Juncal (CPAJ), onde foram divididos em quatro grupos de intervenção.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Dois dos grupos ficaram encarregues de desempenhar funções nas diferentes valências da instituição (creche, pré-escolar e ATL), enquanto que um outro grupo ficou responsável por acompanhar os jovens participantes nos campos de férias, organizados pela associação Porto Jovem. Já o último grupo ficou ao encargo das visitas domiciliárias e também a Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas e centros de dia de instituições como o Centro de Apoio Social Serra D’Aire e Candeeiros, a Associação de Bem Estar em Cruz da Légua, o Solar do Povo do Juncal, o Abrigo Familiar Casa de S. José, de Mira de Aire, ou Casa do Povo da Calvaria de Cima, que colaboraram com o CPAJ neste projeto.

“Inicialmente a equipa pensou que a língua poderia ser um obstáculo, mas logo no primeiro dia percebemos que não há nada que limite uma pessoa quando o que tem para dar é amor”, avança Bárbara Morgado, técnica do CPAJ, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Todos acolheram os voluntários com uma vontade gigante de perceber o que os trouxe cá, que histórias teriam para partilhar”, acrescenta a técnica. Além da partilha de histórias de vida, foram desenvolvidas com as crianças e os idosos, ao longo de duas semanas, atividades ligadas à música e à dança e também realizados jogos tradicionais portugueses e espanhóis, tal como outras dinâmicas em grupo.

Esta foi a primeira vez que o CPAJ recebeu um grupo tão grande de voluntários a atuar em tantas valências distintas. No entanto, o balanço foi tão positivo que a experiência certamente se repetirá em ocasiões futuras.

“À medida que se iam despedindo dos locais pelos quais passaram, o feedback por parte dos intervenientes foi extremamente positivo e várias foram as pessoas que questionaram quando iriam voltar e porque é que tinham de ir embora tão rápido”, recorda a técnica que ficou responsável pelo grupo de espanhóis. “Por sua vez, os voluntários refletiam ‘foi mais gratificante para nós do que para eles…Aprendemos tanto’, destaca Bárbara Morgado.

A assistente social considera que “nos dias de hoje, em que tanto se luta para o respeito para com o outro, a empatia, o altruísmo, a capacidade de compreender o outro sem julgamento”, seja “cada vez mais necessário” que este tipo de iniciativas ocorra, de forma a que sejam proporcionadas “vivências e experiências diferentes”. “Tenho o desejo que esta nova geração entenda que quando damos de nós aos outros, não perdemos nada, só ganhamos”, sublinha a responsável.

Também para os utentes das associações de idosos do concelho, a experiência teve um balanço muito positivo. “Foi uma iniciativa muito interessante e esperamos que se possa realizar mais vezes”, nota a diretora técnica da Associação de Bem Estar em Cruz da Légua, Ana Cruz. “Coincidiu o grupo estar na instituição no dia dos avós (26 de julho). Os nossos utentes não tiveram cá os netos, mas tiveram outros netos, que os alegraram”, acrescenta.

A vinda deste grupo de voluntários ao concelho de Porto de Mós surgiu por iniciativa da associação espanhola da qual fazem parte que contactou o CPAJ a propor a parceria que foi desde logo aceite pela instituição. Durante a estadia, o grupo ficou instalado no Centro Paroquial do Juncal.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Alemão e grego dinamizam projeto com objetos de praia

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se tranforma”. A célebre frase de Antoine Lavoisier pode...

Mirense Romano Saraiva soma conquistas no meio artístico

Aos 24 anos, Romano Saraiva divide a vida entre o ensino de Educação Visual e um projeto artístico...

UFAV cria bolsas de “Desporto para Todos” para apoiar situações de fragilidade social

A União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) tem em curso um projeto de apoio ao desporto...

Edição da revista “Saúda” dedica seis páginas ao Município de Alcobaça

A mais recente edição da revista Saúda, das farmácias portuguesas, dedica seis páginas ao concelho de Alcobaça, com...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!