Sexta-feira, Setembro 30, 2022
Sexta-feira, Setembro 30, 2022

Tradição de Santa Susana recriou jogo de hóquei com… burros

Data:

Partilhar artigo:

spot_img

A tradição ainda é o que era, pelo menos em Turquel. As comemorações em honra de Santa Susana, que decorreram entre os dias 6 e 9 de agosto, voltaram a fazer jus aos antepassados da vila e nem a histórica “bênção do gado” foi esquecida.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Este ano, e depois de um interregno devido à pandemia, voltou também a ser recriado um momento que os turquelenses tanto apreciam. Juntando a paixão pelos animais e o fervor desportivo, ou não fosse esta a “aldeia do hóquei”, realizou-se, na tarde do passado domingo, um jogo de hóquei em patins em que os jogadores estavam em cima de… burros. E os sticks eram… vassouras.

Nesta iniciativa, onde a integridade física e o bem-estar dos animais esteve sempre salvaguardada, participaram quatro equipas de cinco elementos cada, tendo-se realizado dois jogos, com a duração de cerca de 10 minutos cada.

Os resultados não eram, de todo, o mais importante, pelo que no final, sem qualquer tipo de troféu, todos os jogadores receberam uma lembrança de participação oferecida pela comissão de festas.

Da comissão de festas, cuja organização está a cargo da paróquia de Turquel, faz parte o padre Ivo Santos, que, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, fez questão de agradecer à população de Turquel, e não só, a adesão massiva às celebrações festivas da vila. “Foi, de facto, uma grande festa, com muita animação durante todos os dias. A Festa de Santa Susana foi sempre ligada à bênção dos animais, é um dado histórico, e esse enquadramento voltou a ser feito pela organização. Estamos extremamente felizes pelo facto de Turquel ter recebido tantos visitantes durante os quatro dias das festividades”, relatou o pároco turquelense.

A edição deste ano das Festas de Santa Susana terá sido uma das melhores de sempre. Houve milhares de pessoas que passaram por Turquel durante os quatro dias das comemorações, com o restaurante instalado no centro da festa a servir qualquer coisa como 5 mil refeições.

Outro dos momentos altos das festas foi o passeio equestre, seguido de romaria nas ruas da vila, no passado domingo. A música e a animação foram uma constante no palco para os espetáculos, montado junto ao Mercado Municipal, sendo que os nomes que preenchiam o cartaz também eram devidamente apelativos para que as pessoas não desperdiçassem a oportunidade de passar por Turquel para voltarem a viver momentos de alegria por que o povo tanto (des)esperava. Contas feitas, é (mesmo) caso para dizer: foi bonita a festa!

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Nove bombeiros da região participaram na prova “Escadórios da Humanidade”

Nove bombeiros das corporações da região participaram na prova “Escadórios da Humanidade”, realizada  este dia 24, no Bom...

Alunos da Nazaré participam em ação internacional de limpeza costeira

Alunos do 1.º ciclo participaram nas ações de limpeza costeira que decorreram na Praia do Norte e na...

Futebol: Leandro Santos chega aos 200 jogos na Honra

O jogo entre Ginásio e Mirense, agendado para o próximo domingo (15 horas), no Municipal de Alcobaça, vai...

Triatlo: Raquel Rocha arrecada bronze no Europeu de Bilbau

Raquel Rocha (Clube de Natação e Triatlo de Lisboa) esteve em plano de evidência ao conquistar a medalha...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!