Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023

Tradição de Santa Susana recriou jogo de hóquei com… burros

Data:

Partilhar artigo:

A tradição ainda é o que era, pelo menos em Turquel. As comemorações em honra de Santa Susana, que decorreram entre os dias 6 e 9 de agosto, voltaram a fazer jus aos antepassados da vila e nem a histórica “bênção do gado” foi esquecida.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Este ano, e depois de um interregno devido à pandemia, voltou também a ser recriado um momento que os turquelenses tanto apreciam. Juntando a paixão pelos animais e o fervor desportivo, ou não fosse esta a “aldeia do hóquei”, realizou-se, na tarde do passado domingo, um jogo de hóquei em patins em que os jogadores estavam em cima de… burros. E os sticks eram… vassouras.

Nesta iniciativa, onde a integridade física e o bem-estar dos animais esteve sempre salvaguardada, participaram quatro equipas de cinco elementos cada, tendo-se realizado dois jogos, com a duração de cerca de 10 minutos cada.

Os resultados não eram, de todo, o mais importante, pelo que no final, sem qualquer tipo de troféu, todos os jogadores receberam uma lembrança de participação oferecida pela comissão de festas.

Região de Cister - Assine Já!

Da comissão de festas, cuja organização está a cargo da paróquia de Turquel, faz parte o padre Ivo Santos, que, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, fez questão de agradecer à população de Turquel, e não só, a adesão massiva às celebrações festivas da vila. “Foi, de facto, uma grande festa, com muita animação durante todos os dias. A Festa de Santa Susana foi sempre ligada à bênção dos animais, é um dado histórico, e esse enquadramento voltou a ser feito pela organização. Estamos extremamente felizes pelo facto de Turquel ter recebido tantos visitantes durante os quatro dias das festividades”, relatou o pároco turquelense.

A edição deste ano das Festas de Santa Susana terá sido uma das melhores de sempre. Houve milhares de pessoas que passaram por Turquel durante os quatro dias das comemorações, com o restaurante instalado no centro da festa a servir qualquer coisa como 5 mil refeições.

Outro dos momentos altos das festas foi o passeio equestre, seguido de romaria nas ruas da vila, no passado domingo. A música e a animação foram uma constante no palco para os espetáculos, montado junto ao Mercado Municipal, sendo que os nomes que preenchiam o cartaz também eram devidamente apelativos para que as pessoas não desperdiçassem a oportunidade de passar por Turquel para voltarem a viver momentos de alegria por que o povo tanto (des)esperava. Contas feitas, é (mesmo) caso para dizer: foi bonita a festa!

AD Footer

Artigos Relacionados

Associação de Monte de Boi tem um presidente… “ator”

É natural de Setúbal, mas ainda não tinha 1 ano de idade quando se mudou para o concelho...

Leiriense valoriza Chita de Alcobaça em marca de vestuário sustentável

A leiriense Inês Fonseca lançou recentemente uma marca de vestuário sustentável, a que deu o nome de Pandã,...

18 empresas da região distinguidas nos Wedding Awards 2023

A região viu 18 empresas serem reconhecidas, num total de seis categorias, na 10.ª edição dos Wedding Awards...

Hóquei: HC Turquel vence dérbi da região com Xavi(s) d’ouro

Vencer o dérbi diante da Biblioteca (7-5) já é bom, garantir a continuidade na liderança da Zona Sul...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!