Domingo, Setembro 25, 2022
Domingo, Setembro 25, 2022

Projeto “Mais Alternativas Sénior” vai chegar a mais de 100 idosos de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O “Mais Alternativa Sénior”, projeto-piloto implementado em 2019 pela Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz (ABESRA), vai iniciar uma 2.ª geração, com a extensão da iniciativa a mais de uma centena de idosos institucionalizados. Mais concretamente 110, de acordo com os dados anunciados recentemente pela Câmara de Alcobaça. 

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

A mais recente fase do projeto foi apresentada na tarde da passada sexta-feira, no auditório da Escola Adães Bermudes, em Alcobaça, tendo ficado bem patente a grande ideia deste projeto: potenciar estímulos à população sénior. Para isso, são utilizadas diversas técnicas e metodologias, como são os casos da musicoterapia, do yoga e da realidade virtual.

Sendo que, no caso, precisamente, da realidade virtual, há a destacar o impacto que a ideia teve junto da comunidade ao longo dos últimos três anos (a 1.ª geração do projeto arrancara em 2019), numa prática que envolveu, também, o Museu do Vinho de Alcobaça que, no passado mês de fevereiro, foi palco das gravações das “Experiências com Sentido”. Nessa data, uma equipa da ABESRA esteve no Museu a gravar atuações de um grupo de folclore, feitas com uma câmara de 360 graus e cujo resultado pôde ser experienciado pelos utentes da ABESRA através da utilização de óculos virtuais.

A apresentação da 2.ª geração do projeto contou com a participação de representantes de 11 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Alcobaça, sendo que todas elas vão desenvolver a iniciativa, durante o período de um ano, e, assim, permitir que a mesma chegue a 110 idosos institucionalizados.
“Iniciativas dinâmicas e inovadoras como esta comprovam os benefícios da utilização das mais modernas tecnologias quando usadas em prol da felicidade. O nosso objetivo é contribuir para a felicidade das nossas gentes. Acredito que este projeto será um caminho para esse fim”, assinalou, a propósito, Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara de Alcobaça.

Trata-se, no fundo, de uma terapia para idosos, que visa estimulá-los e fazê-los “viajar para outra dimensão”, sendo que este tipo de terapias alternativas têm o condão de ajudar a melhorar as aptidões físicas e mentais da população sénior.

Assim, e de acordo com as ideias assentes nesta nova fase do projeto “Mais Alternativa Sénior”, os idosos poderão experienciar diversas vivências “virtuais”, como por exemplo as celebrações religiosas ou até mesmo arraiais. Dessa forma, e com a utilização dos óculos de realidade virtual, os seniores assistem a tudo… “no local”.

 

 

 

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Abertos centros de vacinação à covid-19 e gripe em Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós

Já estão a funcionar os centros de vacinação à covid-19 e à gripe sazonal nos concelhos de Alcobaça,...

Na Drogaria Ribeiro, o cliente está sempre em primeiro lugar

O facto de o pai ser pintor e de, desde cedo, apreciar essa arte, levou António Ribeiro, alguns...

“Passeio Sénior 2022” levou centena de idosos à Feira de São Mateus

A iniciativa “Passeio Sénior 2022”, promovida pela União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), levou, este dia...

OesteCim abre concurso para contratação de oito novos bombeiros sapadores

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), da qual fazem parte os municípios de Alcobaça e da Nazaré, abriu...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!