Domingo, Setembro 25, 2022
Domingo, Setembro 25, 2022

Junta da Benedita retoma Festa do Pão

Data:

Partilhar artigo:

O facto de chamar-se Festa do Pão e não Feira do Pão tem uma explicação lógica. “O produto final é sempre o pão, mas, como em tudo na vida, fazer pão também é uma arte. E é uma arte muito própria da Benedita, à qual se junta, entre outras, a cutelaria. Tal como, de resto, o folclore. Por isso, e tudo junto, este evento é mesmo uma festa e não propriamente uma feira”, assinala a presidente da Junta da Benedita. Serve esta introdução para lançar a 3.ª edição da… Festa do Pão, evento que vai realizar-se no próximo dia 17, na Praça Damasceno Campos, no centro da Benedita.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Serão 10 as padarias representadas no certame – Padaria e Pastelaria Modelo Benedita, A Lenda, Detrigo, Jomafel Padaria, Restaurante O Bigodes, O Conquistador, Padaria Pedra, Panificadora Candeeiros, Casa do Pão e Padaria Belo –, cujo programa engloba também as cutelarias da freguesia (ICEL, Jero e Sico), um “showcooking”, bem como folclore e outros géneros musicais.

A organização, que está a cargo da Junta da Benedita, está bastante empenhada em realizar uma iniciativa que vá ao encontro dos anseios da população e que, acima de tudo, possa dar o mérito a quem tão bem trabalha a mítica arte de fazer pão. “Temos a expectativa de que seja mais um grande evento na Benedita, não só pelo próprio evento em si, e que tanto diz à freguesia, mas também pelo empenho dos padeiros durante esta fase da preparação. Dispõem-se a dar tudo para que o produto final seja um sucesso. Fazem um esforço enorme, ainda para mais trabalhando de noite, e isso é altamente elogiável e dá-nos toda a confiança num dia repleto de felicidade e magia para a Benedita”, antevê a autarca.

Ainda de acordo com a ideia do executivo liderado por Maria de Lurdes Pedro, o que está em causa são as tradições da freguesia e o reconhecimento de uma arte tão própria: “O pão e a cutelaria são dois produtos de excelência da Benedita e, com isso, pretendemos também homenagear esta cultura tão mítica da nossa freguesia, bem como as gerações anteriores, que tanto lutaram pelo crescimento e pela qualidade da arte de fazer pão”.

E, para isso, nada melhor que um “showcooking”: “É um espaço que vai permitir às pessoas poderem apreciar um pouco da forma como se faz pão. Ou melhor, das várias formas como se pode fazer pão. Porque o produto final é sempre o mesmo, o próprio pão, mas há várias formas de ser trabalhado e isso é mesmo uma arte”, acrescenta a presidente da Junta.

A Festa do Pão foi criada pela Junta em 2018, repetindo-se no ano seguinte e sendo agora retomada, depois de dois anos de interregno devido à pandemia. O evento tem início marcado para as 15 horas. É passar na Benedita, apreciar e… levar pão para casa.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Abertos centros de vacinação à covid-19 e gripe em Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós

Já estão a funcionar os centros de vacinação à covid-19 e à gripe sazonal nos concelhos de Alcobaça,...

Na Drogaria Ribeiro, o cliente está sempre em primeiro lugar

O facto de o pai ser pintor e de, desde cedo, apreciar essa arte, levou António Ribeiro, alguns...

“Passeio Sénior 2022” levou centena de idosos à Feira de São Mateus

A iniciativa “Passeio Sénior 2022”, promovida pela União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), levou, este dia...

OesteCim abre concurso para contratação de oito novos bombeiros sapadores

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), da qual fazem parte os municípios de Alcobaça e da Nazaré, abriu...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!