Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024

Salomé Pinto reaviva sentido de palavras mágicas em livro infantil

Data:

Partilhar artigo:

“Desculpa e Por Favor” é o título do primeiro livro de Salomé Pinto que pretende reavivar as “palavras mágicas” do dia-a-dia às crianças (e aos pais), através de uma narrativa em que as boas maneiras e os bons modos se confundem com o enredo da história.

Nesta publicação da Cordel d’Prata, lançada no passado mês na Feira do Livro de Lisboa, as boas práticas de educação moram nas aldeias de Maneiras e de Modos, onde vivem os amigos Desculpa e Por favor. O livro conta as aventuras de um menino curioso que vivia numa aldeia de casinhas brancas e que parte à descoberta da floresta. Lá, Desculpa conhece o amigo Por Favor e juntos vão ajudar o senhor Obrigado e os seus animais.

Escrita em 2016, a história saiu da gaveta no período do confinamento. “Durante esse período ocupei algum do meu tempo nas redes sociais, onde encontrei um anúncio de um concurso literário infantil e decidi concorrer. Não ganhei, mas fui convidada a editar o livro alguns dias depois”, revela a autora natural das Pedreiras, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. A história foi escrita numa madrugada a partir de um desafio lançado pela educadora do filho que consistia em criar uma história para ser contada aos restantes meninos da sala.

Região de Cister - Assine já!

Assistente operacional na Escola Básica Manuel Oliveira Perpétua, na Corredoura, Salomé Pinto lida há vários anos com crianças e jovens e quer através do livro “Desculpa e Por Favor” contribuir para o seu desenvolvimento.

“O feedback dos pequenos e até dos graúdos tem sido muito positivo. Os leitores pequenos reconhecem as palavras mágicas e acham muito engraçado a história destes amigos, enquanto que os graúdos reconhecem a moralidade da história e a importância de relembrar a magia das palavras”, destaca.

A autora já se encontra a preparar o seu segundo livro que terá outras “palavras mágicas” e que será lançado no próximo ano. Até lá, Salomé Pinto vai levar às escolas do 1.º Ciclo dos concelhos de Porto de Mós, Alcobaça e Leiria a história dos amigos Desculpa e Por Favor, já a partir do próximo mês. Atenção, é proibido esquecer as palavras mágicas!

AD Footer

Artigos Relacionados

Incêndio deflagrou em habitação em Vale de Maceira e deixou família desalojada

Um incêndio deflagrou numa habitação em Vale de Maceira, em Alfeizerão, na noite desta sexta-feira, deixando uma mulher...

Misericórdia de Aljubarrota procura “padrinhos” para pequenos gestos

A Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota está à procura de pessoas que possam apadrinhar as prendas de...

Disparam os pedidos de ajuda alimentar à Cáritas Paroquial de Alcobaça

A Cáritas Paroquial de Alcobaça tem apoiado cada vez mais pessoas carenciadas a encher o frigorífico. Desde o...

Região contribuiu com 18 toneladas de alimentos para Banco Alimentar

Os concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós recolheram mais de 18 toneladas (18.656 quilos) de bens...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!