Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
Segunda-feira, Dezembro 5, 2022

Anunciado novo acordo de transação para dissolução e liquidação da Cister Equipamentos

Data:

Partilhar artigo:

O Município de Alcobaça tem condições para ficar com os Centros Escolares de Alcobaça e da Benedita e o Pavilhão Gimnodesportivo de Évora de Alcobaça por 19 milhões de euros. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara, na última sessão da Assembleia Municipal.

Em causa está um novo acordo de transação entre a Câmara de Alcobaça, a Caixa Geral de Depósitos, SA e a MRG – Engineering & Solutions, SA, para levar à dissolução e liquidação da Cister – Equipamentos Educativos, SA, que poderá resolver de vez um processo que se arrasta há mais de uma década e que já motivou um processo judicial, que está a decorrer no Tribunal da Guarda.

Ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Câmara admitiu que “a atual liquidez financeira” do município poderá ser “decisiva” para o Tribunal de Contas aprovar, desta vez, o visto ao acordo de transação. “O Município não tem necessidade de realizar qualquer empréstimo para pagar esta dívida, podendo ser liquidada de uma só vez e assim internalizar todo o património em causa”, afiançou Hermínio Rodrigues.
A proposta será apreciada pelo executivo municipal, devendo ser remetida para a próxima sessão da Assembleia Municipal, que decorrerá entre novembro e dezembro.

O último acordo de transação, celebrado em julho de 2016, entre a autarquia, a Caixa Geral de Depósitos, SA e a MRG – Engineering & Solutions, SA, foi recusado pelo Tribunal de Contas. Segundo um relatório de auditoria da Inspeção-Geral de Finanças, divulgado em 2019, a dívida da Cister SA ascendia a 45 milhões de euros, determinando a dissolução oficiosa da empresa, constituída em 2008 no âmbito de uma parceria público-privada.

Região de Cister - Assine já!

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!