Stephen ‘goleador’ Eustáquio. Assim pode ser apelidado o médio nazareno do FC Porto, depois de dois golos consecutivos na Liga dos Campeões.
O segundo dos dois tentos acima referidos, acrescente-se, teve sabor ainda mais especial: além de ter sido decisivo para a vitória do FC Porto diante do Atlético de Madrid (2-1), em partida da 6.ª e última jornada do Grupo B da Champions, foi também o golo 1.000 do FC Porto em toda a história do Estádio do Dragão (inaugurado a 16 de novembro de 2003).
Desta forma, Stephen Eustáquio saiu, naturalmente, a sorrir do encontro da passada terça-feira, onde, sublinhe-se, os dragões selaram o primeiro lugar do grupo, garantindo, assim, um lugar na lista de cabeças de série para o sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões, agendado para as 11 horas da próxima segunda-feira, em Nyon (Suíça).
Mas a temporada do jovem médio, de 25 anos – completa 26 no próximo dia 21 de dezembro – tem sido, claramente, em crescendo. Sendo que, ao nível dos golos marcados, já é a época mais proveitosa do nazareno. Porque antes deste golo diante dos espanhóis, já Eustáquio tinha faturado na goleada ao Club Brugge (4-0), no passado dia 26 de outubro, também para a Liga dos Campeões – naquele que foi o seu primeiro golo na prova.
E antes disso, a 30 de setembro, o internacional canadiano havia faturado em mais uma vitória gorda do FC Porto, frente ao Sp. Braga (4-1), em jogo referente à 8.ª jornada do campeonato português.
Ao invés, o também nazareno Ricardo Esgaio viu do banco a derrota do Sporting frente ao Eintracht Frankurt (1-2), resultado que originou a queda dos leões da Champions e consequente passagem para a Liga Europa.