Segunda-feira, Junho 16, 2025
Segunda-feira, Junho 16, 2025

Alunos do concelho de Porto de Mós assistiram a discussão do Orçamento de Estado no Parlamento

Data:

Partilhar artigo:

Mais de duas dezenas de alunos do concelho de Porto de Mós foram, no passado dia 26, à Assembleia da República, onde tiveram a oportunidade de assistir em plenário ao início da discussão sobre o Orçamento do Estado para 2023.

Em concreto, 21 alunos e cinco professores do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós e do Instituto Educativo do Juncal visitaram o Parlamento, numa iniciativa integrada no âmbito do projeto do “Jovem Autarca de Porto de Mós 2021/2022”, dinamizado pelo município.

Este projeto, refira-se, iniciou-se no ano passado e voltou a repetir-se no corrente ano. Os jovens alunos foram brindados com uma visita guiada a todos os espaços da emblemática Assembleia da República, em Lisboa, sendo que, além disso, puderam também ter contacto direto com governantes e deputados, com especial destaque, claro está, para os momentos partilhados com Olga Silvestre, deputada do concelho de Porto de Mós.

Região de Cister - Assine já!

Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Câmara de Porto de Mós dá conta da dimensão desta iniciativa, salientando a importância dos jovens começarem, desde cedo, a envolverem-se na vida política. “O objetivo do projeto passa por aproximar os mais jovens dos eleitos e sensibilizá-los para a importância da vida política, para que eles possam replicar esta aprendizagem junto da comunidade escolar”, sublinha Jorge Vala, que não esconde a magnitude desta demanda para o concelho, no seguimento da escolha feita pelos jovens autarcas. “Entendemos que é necessário dar nova vida às dinâmicas escolares no que concerne à vida política.

O investimento no projeto é de cerca de 7.500 euros e visa a valorização de paragens de autocarro do concelho, segundo a escolha da equipa de jovens autarcas do concelho de Porto de Mós”, acrescenta o chefe do executivo municipal.

Ainda de acordo com o autarca, e apesar de a Câmara estar sempre atenta às necessidades de toda a população, o futuro passa pelo desenvolvimento dos mais jovens e, nesse sentido, o município tem dado passos com vista à sua rápida integração nas questões prementes da sociedade.

“Quando chegámos não havia política de juventude e criámos o Conselho Municipal de Juventude. A partir daí, passámos a integrar os mais jovens na vida pública do concelho e acabou por surgir o projeto ‘Jovens Autarcas’. Desta forma, entendemos que Porto de Mós fica mais rico, uma vez que o futuro dos concelhos são os jovens. Preocupamo-nos com toda a população, mas as políticas de juventude são extremamente importantes e permitem fixar cada vez mais jovens estudantes no nosso concelho”, concluiu.

Recorde-se que, em fevereiro deste ano, Érica Silva, aluna do 9º ano no Instituto Educativo do Juncal, foi eleita “Jovem Autarca” do concelho de Porto de Mós, assumindo o cargo de presidente.

AD Footer

Artigos Relacionados

Maria Amélia Cordeiro eterniza em livro memórias felizes da infância

Os rascunhos das memórias felizes da infância que Maria Amélia Cordeiro foi escrevendo em prosa e poesia ao...

Juno

Junho é o sexto mês do calendário gregoriano. Recebeu o seu nome em honra da deusa romana JUNO,...

Bombeiros da Benedita reforçam missão com novo posto de emergência

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) deu recentemente um passo marcante no reforço da capacidade...

Externato da Benedita conquista 2.º prémio em passatempo online

O Externato Cooperativo da Benedita (ECB) conquistou o 2.º prémio no passatempo online nacional “SOS Polinizadores – Constrói...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!