Uma época para recordar. Assim foi a temporada de João Maria Pereira, jovem piloto vimeirense que se sagrou, no último mês, campeão nacional Rotax 2022 e campeão de Espanha, na categoria Mini-Max. E tudo isto ainda com apenas… uma década de vida.
No início do passado mês de outubro, o piloto tinha conquistado o título espanhol, em Madrid, garantindo desde logo o “bilhete” para as Finais Mundiais Rotax, a principal competição do construtor austríaco, que vai ser disputada no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, entre os próximos dias 19 e 26 de novembro.
Já no passado dia 16, também em Portimão, João Maria Pereira garantiu mais um título, desta feita no Campeonato de Portugal Rotax. Entre os 32 participantes, na maioria estrangeiros, que se deslocaram ao Algarve para preparar as finais a nível mundial, o vimeirense conseguiu o 3.º lugar na final 1, vencendo depois a final 2 e a final 3, o que o levou ao título nacional, conquista que lhe daria acesso ao “Mundial” Rotax, caso não o tivesse já garantido com a vitória em Espanha.
“Foi uma época de grande evolução do João Maria, que nos deixa muito orgulhosos”, afirmou, em comunicado, Rui Pereira, consagrado ex-piloto que é agora o responsável técnico pelo acompanhamento do piloto português. “As vitórias e os títulos em Espanha e em Portugal são o prémio por todo o esforço, todos os treinos e as excelentes corridas que o João Maria fez, numa categoria exigente e onde ele competiu praticamente toda a época com apenas 9 anos de idade, sendo o mais jovem do que a concorrência direta”, apontou Rui Carreira. “Em Portimão, como já tínhamos o campeonato praticamente garantido, quisemos experimentar várias afinações e soluções no kart, já a pensar nas finais mundiais. Para o João Maria será um sonho representar Portugal e disputar um ‘Mundial’ Rotax, com pilotos vindos de todo o mundo”, acrescentou o ex-piloto.
É, de facto, um campeão a ter em conta no futuro.