Terça-feira, Dezembro 6, 2022
Terça-feira, Dezembro 6, 2022

Salas do Mosteiro de Alcobaça voltam a “pintar-se” de amarelo

Data:

Partilhar artigo:

Começou a contagem decrescente para o evento mais calórico e amarelo de Alcobaça. A Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais vai decorrer entre os próximos dias 17 e 20, ocupando – dois anos depois – as principais salas do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e, pela primeira vez, utilizando parte do Claustro do Rachadouro, onde foi instalado o hotel de cinco estrelas.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.


“A Visabeira, que ocupou parte do Claustro do Rachadouro, permitiu que ocupássemos três salas do novo espaço pertencente ao hotel para a Mostra“, adiantou o presidente da Câmara de Alcobaça, na conferência de imprensa sobre a 24.ª edição Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, que decorreu na passada quinta-feira, no Parlatório do Mosteiro. Hermínio Rodrigues recordou que o evento já chegou a acontecer no Claustro do Rachadouro, mas “dentro de uma tenda”. “Agora, graças a esta parceria com o grupo Visabeira, vamos poder mostrar a quem nos visite parte do que se passou no Claustro do Rachadouro”, acrescentou.

Nas salas do novo hotel, no Claustro do Rachadouro, será instalado o espaço dedicado aos licores conventuais, a mostra de chocolates e cerveja (belgas) e o espaço para a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) e para a cafetaria da Paróquia de Alcobaça. Será também naquele espaço que decorrerá a animação pelas sociedades filarmónicas e associações culturais do concelho: para o primeiro dia da Mostra está agendado o espetáculo de percussão da Academia de Música de Alcobaça (16 horas) e a atuação da sua Rock School (21:30 horas); no dia seguinte atuará a Orquestra Ligeira Juvenil da Junta de Freguesia do Bárrio (11 horas); no dia 18 será a vez de a Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella” (16 horas), a Sociedade Filarmónica Maiorguense (18 horas) e a Sociedade Filarmónica Turquelense (21:30 horas) se apresentarem ao público. No último dia da Mostra, atuam a Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense (16 horas) e a Orquestra Ligeira da Cela (18 horas). Destaque ainda para o espaço do show cooking, no Claustro do Rachadouro, que terá curadoria do chef beneditense Ricardo Raimundo e do martingancense João Ribeiro, que participou na última edição do Masterchef Portugal.

A edição deste ano do “maior evento e aquele que mais visibilidade traz ao concelho de Alcobaça”, nas palavras do chefe do executivo municipal, vai registar a maior presença de sempre de mosteiros cistercienses, com a representação das comunidades de São Bento da Porta Aberta, do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja (Palaçoulo), do Mosteiro Cisterciense de Boa Vista (Brasil) e do Monasterio Cisterciense de Nuestra Señora de Alconada (Espanha). Marcarão ainda presença os monges beneditinos de São Bento de Singeverga (Santo Tirso), as irmãs Clarissas do Mosteiro do Santíssimo Sacramento do Louriçal e as Monjas Carmelitas Descalças da Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo, Mosteiro de Bande, Paços de Ferreira. De França, chega uma representação dos chocolates feitos no Mosteiro Cisterciense Lábbey Notre-Dame d’Igny, pela delegação de Aubergenville, cidade geminada com Alcobaça. A Sala do Capítulo – espaço nobre usado diariamente pelos monges de Cister para reunirem e decidir sobre todas as questões relevantes quanto à vida em comunidade –, estará reservada para as “montras” de doçaria, compotas e licores produzidos pelas ordens religiosas.

Região de Cister - Assine já!

“Este evento é único, porque decorrendo num espaço tão nobre como este, não tenho dúvidas de que se trata de uma Mostra única”, sublinhou Cecília Gil, em substituição de Ana Pagará, diretora do Mosteiro.
A presidente da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria falou de uma “parceria psicológica”, olhando para a Mostra de Doces & Licores Conventuais como um “dos maiores eventos que se realizam na cidade de Alcobaça”.

Entre as mais de três dezenas de participantes nacionais e internacionais, os visitantes poderão escolher entre as famosas cornucópias, o pão-de-ló de Alfeizerão, os pastéis de Santa Clara, de Coimbra, a ginja de Alcobaça, as brisas do Liz, de Leiria, os ovos moles de Aveiro, o pudim abade de priscos, de Braga, ou as trouxas do Mondego, de Tentúgal.

A mostra ficará ainda marcada pelos concursos de melhor doce, melhor licor e melhor compota conventual. O júri vai reunir no primeiro dia e os resultados serão anunciados no mesmo dia, ao final da tarde.
Com um orçamento de 125 mil euros, a previsão da organização é que, ao longo de quatro dias, a Mostra de Doces & Licores Conventuais ultrapasse o número das 30 mil visitas. As entradas vão manter-se ao preço de um euro. “Tenho um pedido para fazer a todos os alcobacenses, de norte a sul do concelho: visitem Alcobaça neste fim de semana”, pediu o presidente da Câmara, confiante de que “o evento seja um sucesso também para as nossas casas, de forma a poder ajudar a economia local”.

Para a vereadora da Cultura, Inês Silva, “a Mostra de Doces e Licores Conventuais é uma das grandes atividades económicas, culturais e tradicionais da nossa região”, deixando água na boca para a próxima edição: “preparem-se para as bodas de prata” da Mostra… mais doce de Alcobaça.

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!