Sexta-feira, Abril 26, 2024
Sexta-feira, Abril 26, 2024

GleeClub do Externato da Benedita potencia qualidades artísticas de alunos

Data:

Partilhar artigo:

Já lá vai mais de uma década desde que o Externato Cooperativo da Benedita criou o “GleeClub ECB”. O projeto, iniciado no ano letivo 2010/2011 e que perdura à data de hoje, continua a potenciar as qualidades artísticas dos alunos.

Inicialmente, a iniciativa tinha uma ligação à prática da língua inglesa, uma vez que a professora responsável pelo projeto leciona… inglês. Carmelita Costa foi a mentora desta ideia e continua com a mesma força desde o primeiro dia. Ou talvez ainda mais. Porque, afinal de contas, o sucesso tem sido constante. E porque, e acima de tudo, o “GleeClub ECB” extrai o melhor de cada um dos alunos. Tal como, de resto, explica a professora ao REGIÃO DE CISTER. “Começou, de facto, por estar ligado à língua inglesa, mas ao longo do tempo passou a ser um projeto onde são desenvolvidas as capacidades vocais e artísticas que são reveladas pelos alunos numa primeira audição. Depois disso, são dados todos os passos necessários até chegarmos às atuações e aos concertos. Algo que, no fundo, é o culminar de todo um trabalho e é também a parte favorita do grupo”, assume a docente.

Além dessas competências desenvolvidas pelos alunos, emerge também o espírito vivido pelos jovens, naquele que é, até, um ambiente visto como familiar. “É exatamente isso. O espírito é mesmo muito de família ‘GleeClub’. Todos temos o mesmo propósito e que passa por concretizar, com qualidade, o momento artístico que está a ser preparado em cada ensaio”, analisa a coordenadora do projeto.

Região de Cister - Assine Já!

E nem a pandemia travou a vontade dos alunos. Os tempos não foram fáceis, como é lógico, mas foram encontradas soluções para dar a volta à situação: “Mantivemos sempre o grupo ativo durante esse período pandémico, nomeadamente através de reuniões no ‘Teams’, lives no Instagram, vídeos para a festa de Natal, e, logo que foi possível, voltámos ao palco em colaborações em eventos da escola e concertos. Sendo que, no ano passado, fizemos o 1.º Encontro ‘GleeClub ECB’, que tem como objetivo reunir, anualmente, todos os que já passaram por este projeto e que continuam a fazer parte da família. Dessa forma, os laços criados mantêm-se e dão origem a bons momentos”.

Até à data, já passaram pelo GleeClub ECB cerca de 40 jovens, sendo que o grupo conta com nove elementos. Houve até quem se tivesse destacado no mundo da música, como as Cupcake, que foram um sucesso no programa “Factor-X Portugal”: Carolina Guerra continua a cantar no projeto HomemNada. Fazem também parte da família GleeClub ECB, Jacinta Madaleno e Margarida Ribeiro, que agora integram a banda Madrepérola, e Alexandre Martins, que está a participar no programa “The Voice”, emitido na RTP. “Temos o apoio total da nossa escola e colaboramos com outras entidades quando nos é pedido, nomeadamente com a Junta da Benedita”, conclui Carmelita Costa. Na forja está já a atuação agendada para o próximo dia 8 de dezembro, na Praça Damasceno Campos.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!