Sexta-feira, Junho 9, 2023
Sexta-feira, Junho 9, 2023

GleeClub do Externato da Benedita potencia qualidades artísticas de alunos

Data:

Partilhar artigo:

Já lá vai mais de uma década desde que o Externato Cooperativo da Benedita criou o “GleeClub ECB”. O projeto, iniciado no ano letivo 2010/2011 e que perdura à data de hoje, continua a potenciar as qualidades artísticas dos alunos.

Inicialmente, a iniciativa tinha uma ligação à prática da língua inglesa, uma vez que a professora responsável pelo projeto leciona… inglês. Carmelita Costa foi a mentora desta ideia e continua com a mesma força desde o primeiro dia. Ou talvez ainda mais. Porque, afinal de contas, o sucesso tem sido constante. E porque, e acima de tudo, o “GleeClub ECB” extrai o melhor de cada um dos alunos. Tal como, de resto, explica a professora ao REGIÃO DE CISTER. “Começou, de facto, por estar ligado à língua inglesa, mas ao longo do tempo passou a ser um projeto onde são desenvolvidas as capacidades vocais e artísticas que são reveladas pelos alunos numa primeira audição. Depois disso, são dados todos os passos necessários até chegarmos às atuações e aos concertos. Algo que, no fundo, é o culminar de todo um trabalho e é também a parte favorita do grupo”, assume a docente.

Além dessas competências desenvolvidas pelos alunos, emerge também o espírito vivido pelos jovens, naquele que é, até, um ambiente visto como familiar. “É exatamente isso. O espírito é mesmo muito de família ‘GleeClub’. Todos temos o mesmo propósito e que passa por concretizar, com qualidade, o momento artístico que está a ser preparado em cada ensaio”, analisa a coordenadora do projeto.

Região de Cister - Assine já!

E nem a pandemia travou a vontade dos alunos. Os tempos não foram fáceis, como é lógico, mas foram encontradas soluções para dar a volta à situação: “Mantivemos sempre o grupo ativo durante esse período pandémico, nomeadamente através de reuniões no ‘Teams’, lives no Instagram, vídeos para a festa de Natal, e, logo que foi possível, voltámos ao palco em colaborações em eventos da escola e concertos. Sendo que, no ano passado, fizemos o 1.º Encontro ‘GleeClub ECB’, que tem como objetivo reunir, anualmente, todos os que já passaram por este projeto e que continuam a fazer parte da família. Dessa forma, os laços criados mantêm-se e dão origem a bons momentos”.

Até à data, já passaram pelo GleeClub ECB cerca de 40 jovens, sendo que o grupo conta com nove elementos. Houve até quem se tivesse destacado no mundo da música, como as Cupcake, que foram um sucesso no programa “Factor-X Portugal”: Carolina Guerra continua a cantar no projeto HomemNada. Fazem também parte da família GleeClub ECB, Jacinta Madaleno e Margarida Ribeiro, que agora integram a banda Madrepérola, e Alexandre Martins, que está a participar no programa “The Voice”, emitido na RTP. “Temos o apoio total da nossa escola e colaboramos com outras entidades quando nos é pedido, nomeadamente com a Junta da Benedita”, conclui Carmelita Costa. Na forja está já a atuação agendada para o próximo dia 8 de dezembro, na Praça Damasceno Campos.

AD Footer

Artigos Relacionados

João Lucas recordado na casa onde tudo começou

João Lucas, médio que deixou uma marca indelével no Ginásio, foi homenageado pelo clube onte tudo começou, no...

“Café Kanimambo” é o novo romance de Fernando Ribeiro

“Café Kanimambo” é o título do segundo romance de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, que se estreou na...

Cistermúsica celebra a música no feminino na 31.ª edição

“Música no Feminino” é o tema central da 31.ª edição do Festival de Música de Alcobaça que arranca...

Mosteiro de Alcobaça associa-se a coleção de cerâmica criada com sons

As peças de cerâmica da coleção “Mosteiro”, que se distinguem por terem sido moldadas através da voz de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!