Sexta-feira, Dezembro 1, 2023
Sexta-feira, Dezembro 1, 2023

Banda de Alcobaça assegura apoio da DGArtes para quatro anos

Data:

Partilhar artigo:

A ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes foi a única instituição do distrito de Leiria a garantir o apoio quadrienal da Direção-Geral das Artes (DGArtes), no valor de 960 mil euros (240 mil euros por ano), no âmbito da candidatura ao Programa de Apoio Sustentado às Artes – Programação. Os resultados finais foram divulgados na passada sexta-feira, ficando a ABA classificada em quarto lugar a nível nacional, sendo a candidatura mais bem pontuada na área artística de Música.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Este apoio para os próximos quatro anos vai permitir a concretização do “mais ambicioso plano de atividades” da instituição, num projeto com “evidências de qualidade e pressupostos de excelência”, vertido em vários eixos, entre os quais estão incluídos os festivais Cistermúsica e Gravíssimo!, avança a ABA. “O plano contempla também a introdução do Plano de Ações de Mediação Cultural e Artística, entre outras novíssimas propostas marcadas por um alargamento territorial e artístico tais como o Cistermúsica Sacra e a recuperação do Festival de Ópera de Óbidos, que serão divulgadas com maior detalhe em momento oportuno”, acrescenta a ABA, através de um comunicado.

A instituição é ainda reconhecida como um dos “principais dinamizadores artísticos e culturais da região”, com destaque para o “trabalho que tem vindo a ser realizado sustentadamente ao longo dos anos no setor profissional da cultura e das artes”. A DGArtes refere ainda a “enorme capacidade de angariação de financiamento” e diversificação de apoios — nomeadamente através de apoio mecenático — que confere ao projeto fiabilidade e segurança. No total são 21 as instituições parceiras — entre autarquias, associações privadas, empresas e fundações — que se associam ao projeto tendo impacto orçamental, dividindo-se o financiamento das atividades propostas entre 60% de investimento público e 40% de investimento privado.

A Banda de Alcobaça apresentou este ano “mais de 170 eventos, entre as suas três áreas de atuação (educativa, social e artística), perfazendo uma média anual de um evento realizado a cada dois dias”.
Fora do Programa de Apoio Sustentado 2023-2026 na área da programação, ficou a Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR), perdendo assim o apoio que recebia do Estado há mais de duas décadas para a realização do Festival de Jazz do Valado.

Região de Cister - Assine Já!

A DGArtes divulgou os resultados finais na área de Programação (para Artes Performativas, Cruzamento Disciplinar e Artes de Rua), nas modalidades quadrienal e bienal, que confirmam os resultados provisórios, revelados no dia 4 do passado mês. No concurso foram admitidas 90 candidaturas, nas duas modalidades, tendo sido propostas para apoio 43.

Na modalidade quadrienal (com uma dotação de 27,7 milhões de euros), foram admitidas 36 candidaturas, das quais 30 recebem apoio, para projetos nas áreas da música, cruzamento disciplinar, teatro, dança e circo. As restantes seis foram excluídas “em virtude de ter sido esgotado o montante global disponível para a modalidade de apoio em causa”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Mário Soares pode dar nome a avenida na Nazaré

A Associação Nazaré Marés de Maio defende que a Avenida da República, na Nazaré, mais conhecida como Marginal,...

Marinha portuguesa assegura monitorização do Canhão da Nazaré

A Marinha anunciou que o Instituto Hidrográfico, a bordo do navio hidrográfico NRP D. Carlos I, concluiu, este...

Natal em “jeito de balanço”

Estamos a poucas horas de dar as boas vindas ao último mês de 2023. Dezembro é um mês...

Futebol: Ginásio a um triunfo da 350.ª vitória na Honra

O Ginásio recebe o Marrazes no próximo domingo (15 horas), no Municipal de Alcobaça, numa partida que pode...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!