Sábado, Janeiro 28, 2023
Sábado, Janeiro 28, 2023

Adega Lemos Figueiredo lança gin produzido com fruta feia

Data:

Partilhar artigo:

Um gin de “fruta feia”. A descrição pode não ser a mais apelativa, mas o produto está pensado para evitar o combate ao desperdício alimentar e para ser um sucesso no paladar.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

O Casanova Citrus – nome do novo gin produzido pela Lemos Figueiredo – Adega das Frutas de Alcobaça – combina cinco citrinos provenientes de produções excedentes ou não comercializáveis, por serem considerados “fruta feia”. O novo gin conta com o apoio da app Too Good To Go, que combate o desperdício alimentar.

“A sustentabilidade continua a ser um dos principais pilares da nossa marca. Acreditamos que podemos salvar o planeta, não do dia para a noite, mas de garrafa em garrafa, e o consumidor já provou que está connosco nessa missão. Para o Casanova Citrus, quisemos, como sempre, usar e salvar fruta nacional e, aqui, a Too Good To Go mostrou-se ser o parceiro ideal, identificando produtores dos citrinos que necessitávamos e que precisavam de uma solução para as suas produções, como foi o caso da Cerlima, com quem trabalhámos”, afirmou Mariana Figueiredo, master distiller e responsável de marketing da Adega das Frutas de Alcobaça, ao REGIÃO DE CISTER.

Produzido com lima, yuzu, toranja, limão e tangerina, o Casanova Citrus resulta de “um processo produtivo inspirado no clássico London Dry Gin, onde o zimbro selvagem e as sementes de coentro são macerados em álcool de cereais”. “As cascas dos citrinos são infusionadas a vapor durante a destilação, num alambique de cobre, resultando numa bebida vibrante e fresca”, descreve a empresa, na apresentação da nova bebida espirituosa.

Região de Cister - Assine já!

Seguindo o mote da marca Casanova – “Love Your Gin. Love the Planet”–, a versão citrus apresenta-se também em garrafas Wild Glass, de vidro reciclado, e dá uma segunda vida a fruta que, de outra forma, seria desperdiçada.

O produto, disponível em dois tamanhos (500 e de 700 mililitros). está à venda na loja online, em www.lemosfigueiredo.pt, e fisicamente na loja Ginjinha d’Alcobaça.

A marca Casanova surgiu em 2021 e “é a única do país, no ramo das bebidas, a usar vidro 100% reciclado”, afirma a jovem empresária. “Na versão original, é também o único gin certificado com a insígnia Maçã de Alcobaça, tendo sido considerado um dos melhores do mundo, arrecadando a medalha de prata no concurso Internacional Wine and Spirits Competition de 2022”, frisa Mariana Figueiredo.

Além das bebidas, em que o tema da sustentabilidade é palavra-chave, a Lemos Figueiredo – Adega das Frutas de Alcobaça inovou também com… almofadas terapêuticas que acalmam os músculos, aliviam a tensão e ajudam a relaxar. “Os caroços de ginja e as flores de alfazema reutilizadas contribuem para a economia circular, onde nada se perde, mas tudo se transforma”, refere a empresária, na apresentação do produto que pode ser utilizado para termoterapia (dores traumáticas, enxaquecas, olheiras, varizes, lombar, cervical, reumatismo, tensões, dor óssea, osteoartrite e artrite, cólicas menstruais) ou crioterapia (stress, dores musculares, dores reumáticas, picadas de inseto, cólicas, sinusite, tendinite, lombalgia, ciatalgia, torcicolo, artrites, contusões, entorses, pés inchados, febre, dores de cabeça, enxaquecas).

As almofadas estão disponíveis em linho e em Chita de Alcobaça Belmonte, mostrando, uma vez mais, que a Lemos Figueiredo – Adega das Frutas de Alcobaça pretende estar na vanguarda da… sustentabilidade ambiental.

AD Footer

Artigos Relacionados

Oonify abre espaço dedicado à formação na Nazaré

A Oonify abriu, recentemente, na Nazaré, um novo espaço de formação, a que chamou de "Oonify Space". O novo...

Sons Com(n)Sentidos ouvem-se agora nos cavaquinhos e percussão da Cercilei

Em cima do palco, os homens apresentam-se de suspensórios, as mulheres levam uma bandolete na cabeça. Todos vestem...

Acidente com trator agrícola provocou um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um ferido grave foi o resultado de um acidente com um trator agrícola, ocorrido na tarde desta quarta-feira,...

Ricardo Esgaio e Stephen Eustáquio disputam conquista da Taça da Liga de futebol

Os futebolistas nazarenos Ricardo Esgaio, com as cores do Sporting, e Stephen Eustáquio, com o símbolo do FC...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!