Sexta-feira, Junho 9, 2023
Sexta-feira, Junho 9, 2023

Adega Lemos Figueiredo lança gin produzido com fruta feia

Data:

Partilhar artigo:

Um gin de “fruta feia”. A descrição pode não ser a mais apelativa, mas o produto está pensado para evitar o combate ao desperdício alimentar e para ser um sucesso no paladar.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

O Casanova Citrus – nome do novo gin produzido pela Lemos Figueiredo – Adega das Frutas de Alcobaça – combina cinco citrinos provenientes de produções excedentes ou não comercializáveis, por serem considerados “fruta feia”. O novo gin conta com o apoio da app Too Good To Go, que combate o desperdício alimentar.

“A sustentabilidade continua a ser um dos principais pilares da nossa marca. Acreditamos que podemos salvar o planeta, não do dia para a noite, mas de garrafa em garrafa, e o consumidor já provou que está connosco nessa missão. Para o Casanova Citrus, quisemos, como sempre, usar e salvar fruta nacional e, aqui, a Too Good To Go mostrou-se ser o parceiro ideal, identificando produtores dos citrinos que necessitávamos e que precisavam de uma solução para as suas produções, como foi o caso da Cerlima, com quem trabalhámos”, afirmou Mariana Figueiredo, master distiller e responsável de marketing da Adega das Frutas de Alcobaça, ao REGIÃO DE CISTER.

Produzido com lima, yuzu, toranja, limão e tangerina, o Casanova Citrus resulta de “um processo produtivo inspirado no clássico London Dry Gin, onde o zimbro selvagem e as sementes de coentro são macerados em álcool de cereais”. “As cascas dos citrinos são infusionadas a vapor durante a destilação, num alambique de cobre, resultando numa bebida vibrante e fresca”, descreve a empresa, na apresentação da nova bebida espirituosa.

Região de Cister - Assine Já!

Seguindo o mote da marca Casanova – “Love Your Gin. Love the Planet”–, a versão citrus apresenta-se também em garrafas Wild Glass, de vidro reciclado, e dá uma segunda vida a fruta que, de outra forma, seria desperdiçada.

O produto, disponível em dois tamanhos (500 e de 700 mililitros). está à venda na loja online, em www.lemosfigueiredo.pt, e fisicamente na loja Ginjinha d’Alcobaça.

A marca Casanova surgiu em 2021 e “é a única do país, no ramo das bebidas, a usar vidro 100% reciclado”, afirma a jovem empresária. “Na versão original, é também o único gin certificado com a insígnia Maçã de Alcobaça, tendo sido considerado um dos melhores do mundo, arrecadando a medalha de prata no concurso Internacional Wine and Spirits Competition de 2022”, frisa Mariana Figueiredo.

Além das bebidas, em que o tema da sustentabilidade é palavra-chave, a Lemos Figueiredo – Adega das Frutas de Alcobaça inovou também com… almofadas terapêuticas que acalmam os músculos, aliviam a tensão e ajudam a relaxar. “Os caroços de ginja e as flores de alfazema reutilizadas contribuem para a economia circular, onde nada se perde, mas tudo se transforma”, refere a empresária, na apresentação do produto que pode ser utilizado para termoterapia (dores traumáticas, enxaquecas, olheiras, varizes, lombar, cervical, reumatismo, tensões, dor óssea, osteoartrite e artrite, cólicas menstruais) ou crioterapia (stress, dores musculares, dores reumáticas, picadas de inseto, cólicas, sinusite, tendinite, lombalgia, ciatalgia, torcicolo, artrites, contusões, entorses, pés inchados, febre, dores de cabeça, enxaquecas).

As almofadas estão disponíveis em linho e em Chita de Alcobaça Belmonte, mostrando, uma vez mais, que a Lemos Figueiredo – Adega das Frutas de Alcobaça pretende estar na vanguarda da… sustentabilidade ambiental.

AD Footer

Artigos Relacionados

João Lucas recordado na casa onde tudo começou

João Lucas, médio que deixou uma marca indelével no Ginásio, foi homenageado pelo clube onte tudo começou, no...

“Café Kanimambo” é o novo romance de Fernando Ribeiro

“Café Kanimambo” é o título do segundo romance de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, que se estreou na...

Cistermúsica celebra a música no feminino na 31.ª edição

“Música no Feminino” é o tema central da 31.ª edição do Festival de Música de Alcobaça que arranca...

Mosteiro de Alcobaça associa-se a coleção de cerâmica criada com sons

As peças de cerâmica da coleção “Mosteiro”, que se distinguem por terem sido moldadas através da voz de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!