Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023

Chapéus de sol das esplanadas do Rossio substituídos até março

Data:

Partilhar artigo:

As esplanadas da Praça 25 de Abril, conhecido como Rossio, em frente ao Mosteiro de Alcobaça, vão ter, até final do primeiro trimestre deste ano, uma “cara lavada”. Tudo porque, ainda antes de 2022 ter terminado, a Câmara de Alcobaça adjudicou a obra que prevê a aquisição de material para a manutenção dos guarda-sóis na Praça 25 de Abril.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

A adjudicação, cujo prazo de execução é de 90 dias, foi feita por um valor a rondar os 40 mil euros (39.498 euros), verba a que a acresce a taxa de IVA. A ideia passa por embelezar aquele espaço icónico da cidade, sendo que há vários anos que esta demanda estava em cima da mesa.

Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Câmara de Alcobaça não esconde que o grande objetivo passa por dotar o espaço de melhores condições para todos os visitantes. “Naturalmente que este é um procedimento que visa aumentar a qualidade estética do Rossio, uma zona nobre da cidade e que diariamente é visitada por muitos munícipes e turistas. Como tal, entendemos ser absolutamente necessário renovar todo aquele espaço e, dessa forma, termos a zona de esplanadas com a maior dignidade possível”, salientou Hermínio Rodrigues.

Ainda de acordo com o social-democrata, “esta intervenção vai também ao encontro dos anseios dos comerciantes”, que têm naquela praça o seu negócio instalado.

Região de Cister - Assine já!

Os guarda-sóis atuais foram instalados há praticamente duas décadas, não tendo tido a manutenção necessária para este tipo de equipamentos.

Durante estes anos, houve comerciantes que trataram de promover algumas melhorias nos espaços comerciais de que são proprietários, e isso também foi elogiado por Hermínio Rodrigues. “Houve, de facto, comerciantes que não se coibiram de fazer a manutenção das suas esplanadas e não podemos deixar de aplaudir essa decisão. Agora, com a adjudicação da obra, todo o espaço envolvente ficará definitivamente renovado e, dessa forma, o Rossio de Alcobaça, uma zona tão querida para todos os alcobacenses e também apelativa para os turistas, ficará ainda mais convidativa”, acrescentou também o edil.

Depois de concluído todo o processo burocrático, o procedimento vai, então, seguir o seu curso normal, sendo que a conclusão da intervenção está prevista para março.

Recentemente, foi também adjudicada a obra da reabilitação da Praça D. Afonso Henriques. A intervenção, avaliada em 140 mil euros, vai permitir um novo ordenamento nas esplanadas daquela praça no centro histórico da cidade. Na penúltima sessão da Assembleia Municipal, Hermínio Rodrigues anunciou que o arranque da obra deveria acontecer este mês. “Será uma obra que servirá de exemplo para a praça principal [25 de Abril], se o piso correr bem naquela obra avançamos logo para a praça do Rossio”, garantiu o presidente da Câmara de Alcobaça, respondendo às questões dos deputados da oposição.

AD Footer

Artigos Relacionados

Andar com o escritório numa mão

Fábio Filipe tinha duas opções: passar das funções de club manager para área manager de um clube de...

‘Dragão’ Stephen Eustáquio marca e conquista Taça da Liga de futebol

Stephen Eustáquio teve papel bastante importante ao apontar o primeiro golo na vitória que deu ao FC Porto...

Oonify abre espaço dedicado à formação na Nazaré

A Oonify abriu, recentemente, na Nazaré, um novo espaço de formação, a que chamou de "Oonify Space". O novo...

Sons Com(n)Sentidos ouvem-se agora nos cavaquinhos e percussão da Cercilei

Em cima do palco, os homens apresentam-se de suspensórios, as mulheres levam uma bandolete na cabeça. Todos vestem...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!