Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023

Agrupamento de Escolas de Cister ganha Centro Tecnológico Especializado

Data:

Partilhar artigo:

O Agrupamento de Escolas (AE) de Cister vai instalar na Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, um Centro Tecnológico Especializado na área de Informática, direcionado ao ensino profissional. A aprovação da candidatura, num investimento superior a 800 mil euros, vai permitir modernizar instalações, adquirir tecnologia de ponta para equipar as salas de aula e melhorar as metodologias de ensino.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Ao REGIÃO DE CISTER, a diretora do AE Cister fala de “uma candidatura muito competitiva e exigente”, cuja aprovação permitirá “ao agrupamento preparar-se para os desafios da transição digital, no respeito pela sustentabilidade e pela igualdade de género, e para as exigências de um ensino mais centrado nos alunos e no desenvolvimento das suas competências”.

Além disso, Manuela Lourenço enaltece “a possibilidade de robustecer a escola com equipamento informático de ponta” e ainda a necessidade de obras para adaptar as atuais salas de Tecnologias da informação e comunicação ao Centro Tecnológico Especializado.

O projeto funcionará com os alunos dos cursos profissionais de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, que já consta na oferta pedagógica do AE Cister, e de Técnico Informático de sistemas, curso que vai abrir no próximo ano letivo.

Região de Cister - Assine Já!

Agregadas à candidatura, foram estabelecidas diversas parcerias, de forma a “criar sinergias, contactos para estágios ou encomendas para trabalhos“, com o Município de Alcobaça, as Juntas de Alcobaça e Vestiaria, Évora de Alcobaça, Pataias, estabelecimentos de ensino superior (Politécnicos de Leiria, Tomar, Santarém e Universidade de Coimbra), empresas locais e outras escolas do concelho (Epadrc, Externato Cooperativo da Benedita, Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto e Agrupamento de Escolas de Porto de Mós).

O projeto será liderado pela diretora do AE Cister, tendo alocada uma equipa alargada, com assistentes técnicos e equipa pedagógica com docentes com formação especializada na área da informática.
O Centro Tecnológico Especializado na área de Informática arranca este ano na Esdica e terá de ficar concluído até 2025.

Foram aprovadas 365 candidaturas de Centros Tecnológicos Especializados, com o objetivo de promover a melhoria da capacidade técnica e pedagógica dos espaços educativos e formativos, contribuindo
para a modernização da oferta de percursos de ensino secundário com dupla certificação, através do aumento da qualidade e da diversidade da oferta formativa.

Nos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós, o AE Cister foi o único estabelecimento que viu a candidatura aprovada. No concelho vizinho de Rio Maior, a Escola Profissional e a Escola Secundária viram aprovadas a candidatura a Centro Tecnológico Especializado nas áreas da Indústria e Informática, respetivamente.

 

 

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Andar com o escritório numa mão

Fábio Filipe tinha duas opções: passar das funções de club manager para área manager de um clube de...

‘Dragão’ Stephen Eustáquio marca e conquista Taça da Liga de futebol

Stephen Eustáquio teve papel bastante importante ao apontar o primeiro golo na vitória que deu ao FC Porto...

Oonify abre espaço dedicado à formação na Nazaré

A Oonify abriu, recentemente, na Nazaré, um novo espaço de formação, a que chamou de "Oonify Space". O novo...

Sons Com(n)Sentidos ouvem-se agora nos cavaquinhos e percussão da Cercilei

Em cima do palco, os homens apresentam-se de suspensórios, as mulheres levam uma bandolete na cabeça. Todos vestem...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!