Domingo, Maio 28, 2023
Domingo, Maio 28, 2023

Agrupamento de Escolas de Cister ganha Centro Tecnológico Especializado

Data:

Partilhar artigo:

O Agrupamento de Escolas (AE) de Cister vai instalar na Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, um Centro Tecnológico Especializado na área de Informática, direcionado ao ensino profissional. A aprovação da candidatura, num investimento superior a 800 mil euros, vai permitir modernizar instalações, adquirir tecnologia de ponta para equipar as salas de aula e melhorar as metodologias de ensino.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Ao REGIÃO DE CISTER, a diretora do AE Cister fala de “uma candidatura muito competitiva e exigente”, cuja aprovação permitirá “ao agrupamento preparar-se para os desafios da transição digital, no respeito pela sustentabilidade e pela igualdade de género, e para as exigências de um ensino mais centrado nos alunos e no desenvolvimento das suas competências”.

Além disso, Manuela Lourenço enaltece “a possibilidade de robustecer a escola com equipamento informático de ponta” e ainda a necessidade de obras para adaptar as atuais salas de Tecnologias da informação e comunicação ao Centro Tecnológico Especializado.

O projeto funcionará com os alunos dos cursos profissionais de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, que já consta na oferta pedagógica do AE Cister, e de Técnico Informático de sistemas, curso que vai abrir no próximo ano letivo.

Região de Cister - Assine já!

Agregadas à candidatura, foram estabelecidas diversas parcerias, de forma a “criar sinergias, contactos para estágios ou encomendas para trabalhos“, com o Município de Alcobaça, as Juntas de Alcobaça e Vestiaria, Évora de Alcobaça, Pataias, estabelecimentos de ensino superior (Politécnicos de Leiria, Tomar, Santarém e Universidade de Coimbra), empresas locais e outras escolas do concelho (Epadrc, Externato Cooperativo da Benedita, Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto e Agrupamento de Escolas de Porto de Mós).

O projeto será liderado pela diretora do AE Cister, tendo alocada uma equipa alargada, com assistentes técnicos e equipa pedagógica com docentes com formação especializada na área da informática.
O Centro Tecnológico Especializado na área de Informática arranca este ano na Esdica e terá de ficar concluído até 2025.

Foram aprovadas 365 candidaturas de Centros Tecnológicos Especializados, com o objetivo de promover a melhoria da capacidade técnica e pedagógica dos espaços educativos e formativos, contribuindo
para a modernização da oferta de percursos de ensino secundário com dupla certificação, através do aumento da qualidade e da diversidade da oferta formativa.

Nos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós, o AE Cister foi o único estabelecimento que viu a candidatura aprovada. No concelho vizinho de Rio Maior, a Escola Profissional e a Escola Secundária viram aprovadas a candidatura a Centro Tecnológico Especializado nas áreas da Indústria e Informática, respetivamente.

 

 

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

HC Turquel goleia Entroncamento e sela regresso à elite do hóquei em patins nacional

O HC Turquel goleou o Entroncamento (6-1), numa partida referente à 25.ª e penúltima jornada da Zona Sul...

Despiste rodoviário causa um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um despiste rodoviário, ocorrido na tarde desta sexta-feira, na freguesia de Évora de Alcobaça, provocou ferimentos graves a...

HC Turquel: regresso à elite nacional à distância de 1 ponto

1 ponto (apenas 1!) na receção ao Entroncamento no próximo dia 27 de maio (21 horas) garante, de...

Physioclem investe em novas instalações em Alcobaça

Já estão abertas as portas da nova “casa” da Physioclem em Alcobaça, na mesma rua onde há mais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!