Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Sindicatos

Data:

Partilhar artigo:

Nem a história é um contínuo nem as organizações são estruturas estanques

Raquel Varela

Ao longo de 200 anos os sindicatos tiveram um papel desigual. Foram fundamentais na conquista de direitos sociais, políticos e económicos. Como foram parte essencial da colaboração com a estabilidade das formas de dominação, que fizeram retroceder esses direitos.

Foram parte da luta política que conquistou direitos, internacionalista, solidária, e revolucionária da viragem do século XIX para o século XX, foram esmagados pelas medidas bonapartistas contra as revoluções na década de 1930 e no pós guerra no sul da Europa, como no Estado Novo. Foram, depois de 1945, e depois de 1986 em Portugal, não só a muleta do pacto social, mas seus construtores, contribuindo para a restruturação produtiva da década de 70 até hoje. A linha divisória é a sua colaboração com o Estado –
Colin Barker, um dos mais notáveis historiadores dos movimentos sociais, recorda-nos como os estivadores da costa Leste dos EUA tiveram um papel essencial na repressão nos EUA e na colaboração com o Estado no pós-guerra, infiltrados por máfias, retratados no magistral filme Há Lodo no Cais, e mais tarde como apoiantes do Partido Democrata, mesmo quando este protagonizava a invasão militar de países estrangeiros; e os estivadores da costa Oeste foram um centro de organização de lutas contra o macartismo, a guerra do Vietnam, fizeram boicotes de mercadorias contra o Apartheid na África do Sul e uma greve contra a invasão do Iraque.

Nem a história é um contínuo nem as organizações são estruturas estanques. Compreender a sua evolução, e a sua transformação, é compreender os avanços e os retrocessos sociais ao longo da história destas organizações. Fazê-lo é compreender como estas organizações, elas mesmas, ao moverem-se, e mudaram a história, que as mudou a elas também.

Região de Cister - Assine Já!
AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!