Renhido e até à última gota de suor. No passado sábado, a equipa de sub-18 do Dom Fuas AC perdeu na visita ao Entroncamento (27-33), equipa que ainda tinha ambições de chegar ao título, mas nem isso impediu a formação treinada por Nuno Florência de sagrar-se campeã regional. Foi preciso sofrer, é um facto, mas também não é menos verdade que a derrota teve sabor a… vitória.
Este conteúdo é apenas para assinantes
À entrada para a derradeira ronda da Zona 5 do campeonato nacional (equivalente à fase regional), o conjunto nazareno, sem Gonçalo Rolo e Eduardo Florência, duas das principais “armas” do plantel, tinha mais dois pontos do que a equipa do Entroncamento, que, com este triunfo igualou os nazarenos no topo da classificação.
Ora, uma vez que ambos os clubes contabilizavam 40 pontos, foi necessário recorrer ao confronto direto para decidir o campeão. E neste desempate, foi mais forte o Dom Fuas AC, que na primeira volta tinha vencido em casa por contundentes 40-19, em jogo da 7.ª jornada, disputado no passado dia 4 de dezembro de 2022.
Desta forma, o conjunto da Nazaré, que somou 13 vitórias e apenas uma derrota, apurou-se para a 2.ª fase do campeonato nacional, no qual vai lutar por uma das 16 vagas de qualificação para a 3.ª fase e última fase da competição.
Na 1.ª fase, e apesar de não ter sido opção para o “jogo do título”, Gonçalo Rolo foi um dos jogadores em evidência, já que conseguiu 141 remates certeiros num total de 12 jogos, o que perfaz uma média assinalável de 11,8 golos por jogo. No top-5 dos mais eficazes, destaque também para Daniel Salcedas, que atirou 116 vezes a contar, registando uma média de 8,3 golos por encontro.
O Cister SA, por seu turno, terminou esta fase com uma vitória sobre a SIR 1.º Maio (33-27).