O HC Turquel venceu o sempre escaldante embate diante do Sp. Marinhense (6-2), em jogo da 15.ª jornada da Zona Sul da 2.ª Divisão Nacional, disputado este sábado, no Pavilhão da Embra, num triunfo que dá um verdadeiro embalo para o duelo entre históricos da modalidade na Taça de Portugal.
Este conteúdo é apenas para assinantes
É que no próximo sábado (21 horas), a equipa de Guillem Pérez recebe o OC Barcelos nos oitavos de final da Taça de Portugal. E se a motivação de estar a atravessar a melhor fase da temporada já era garantia de confiança, mais se torna pelo facto de o HC Turquel ter triunfado no último encontro entre as duas equipas no pavilhão da aldeia do hóquei: a 29 de janeiro de 2022 – na 16.ª jornada da 1.ª Divisão Nacional –, Vasco Luís e Federico Balmaceda, ambos por duas vezes, e Tiago Mateus selaram um triunfo histórico (5-2) para os Brutos dos Queixos.
Voltando agulhas ao campeonato, à vitória sobre o rival Sp. Marinhense – alcançada com um hat-trick de Tiago Mateus, um bis de Xavi Lourenço e um tento de André Pimenta –, acresce o facto de o HC Turquel manter a liderança do campeonato, em igualdade com o Candelária, e de conseguir a 10.ª jornada consecutiva a pontuar: sete vitórias (Sp. Marinhense, Sporting, Biblioteca, Marítimo, HC Sintra, Física e Marrazes) e três empates (Entroncamento, Alenquer e Marítimo).
Ao fim de 15 jornadas já disputadas, a turma orientada pelo catalão Guillem Pérez soma 36 pontos, os mesmos do que o Candelária, conjunto que nesta ronda venceu na receção à Física (6-4).
Atentando a todas as competições – os turquelenses já jogaram duas eliminatórias da Taça de Portugal –, a equipa leva 11 jogos seguidos sem perder, o que até só aconteceu por… uma vez esta época, precisamente no reduto do Candelária (2-3).
De resto, os Brutos dos Queixos voltam à ação no campeonato no próximo dia 25 (21 horas), para receberem a formação secundária do Benfica, sendo que, pelo meio, há festa da Taça, na qual o clube quer continuar. Será que vai haver “tomba-gigantes”?