Foi inaugurado no passado dia 7, nas instalações da Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), espaço que já estava a funcionar desde o início do ano letivo.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Trata-se de uma sala que, à imagem do que também acontece noutros estabelecimentos de ensino que pertencem ao Agrupamento de Escolas de Cister, é destinada a alunos com necessidades específicas. Naquele espaço, esses mesmos alunos poderão realizar várias atividades em paralelo com as aulas que têm com a turma a que pertencem.
A ideia foi consumada muito devido ao facto de, no presente ano letivo, a Esdica ter recebido três novos alunos com necessidades específicas, que transitaram da Escola Básica 2/3 D. Pedro I e que se juntam a outros três que já frequentavam a Esdica.
Dessa forma, e numa sala que teve de ser “transformada” para o efeito – nomeadamente ao nível de pequenas intervenções que foram feitas, quer ao nível da criação de um balneário adequado aos alunos, como também a colocação de vários outros equipamentos necessários -, os alunos dispõem agora de todas as comodidades necessárias para ali desenvolverem um conjunto de atividades que se inserem no plano adequado para crianças com necessidades específicas.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, a diretora do Agrupamento de Escolas de Cister explicou os motivos que levaram o agrupamento a avançar para este novo Centro de Apoio à Aprendizagem na Esdica, sendo que das palavras da docente sobressai o constante acompanhamento feito aos alunos. “O facto de termos recebido na Esdica, este ano letivo, mais três alunos com necessidades específicas fez com que concretizássemos o projeto de criação de mais um Centro de Apoio à Aprendizagem, prática, de resto, comum noutros estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Cister. Trata-se de um espaço que visa dar resposta às necessidades dos alunos e que, envolvendo também a restante comunidade escolar, permite uma melhor inclusão das crianças”, assumiu Manuela Lourenço.
Ainda de acordo com a responsável, “a presença dos alunos com necessidades específicas neste Centro de Apoio à Aprendizagem é sempre acompanhada por professores e por assistentes operacionais”.
Trata-se, no fundo, de um espaço que junta as vertentes lúdica e de aprendizagem e que, por certo, vai permitir aos jovens mais necessitados deste apoio especializado de progredirem no seu percurso escolar, tendo, para tal, todas as ferramentas necessárias para as suas respetivas evoluções.
Além do mais, reforce-se, o facto de o Centro de Apoio à Aprendizagem da Esdica contemplar, também, a presença da restante comunidade escolar, será decisivo para uma maior potenciação do desenvolvimento social destes alunos. Afinal, viver em comunidade na escola também leva à felicidade.