A Procissão do Senhor dos Passos levou centenas de pessoas a fazerem uma autêntica romaria pelo centro histórico de Alcobaça, no passado domingo, com início e términus na nave central do Mosteiro. A manifestação da fé católica, organizada pela Paróquia de Alcobaça e pela Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, foi presidida pelo pároco Tiago Roque, tendo o sermão sido da responsabilidade do padre Diogo, alcobacense e pároco na Lourinhã.
O evento contou com a colaboração das Aias de Nossa Senhora e do Senhor dos Passos e a Ordem Soberana de Malta, da Real Ordem de São Miguel da Ala e da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Alcobaça, assim como o contributo dos Escuteiros de Alcobaça, da Banda da Sociedade Filarmónica Maiorguense, dos coros de Santa Maria de Alcobaça e de São Bernardo e do tenor Armando Calado.
A Banda da Sociedade Filarmónica Maiorguense executou as marchas fúnebres, sob a direção do maestro Nuno Mendes. A Procissão do Senhor dos Passos evoca a paixão e morte de Jesus Cristo e retrata a distância da Via Sacra de Jerusalém, com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora.