Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
Quarta-feira, Dezembro 6, 2023

Família de Monte de Bois há 45 anos “ligada” às máquinas

Data:

Partilhar artigo:

Tudo começou em 1978, na garagem alugada a um familiar. Depois, no ano de 1982, a porta “abriu-se” no n.º 20 da Rua João Casimiro da Silva, em Monte de Bois. Até hoje. Falamos da empresa Leonel Paulino dos Santos, cujo nome já indica quem é o proprietário.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Foi assim, de forma simples, que este empresário natural da localidade de Monte de Bois, na freguesia do Bárrio, e que outrora desempenhou as funções de enfermeiro quando cumpriu o serviço militar, decidiu batizar uma casa que já conta com 45 anos de porta aberta e de serviço prestado ao público.

O negócio, que incide na venda e assistência técnica de máquinas de floresta e de jardim, bem como motorizadas, motosserras e scooters, vai de vento em popa, apesar de, como acontece na maior parte das atividades comerciais, “haver altos e baixos”.

Mas Leonel Paulino dos Santos, de 70 anos de idade, mesmo sendo a “cara” e o “nome” da empresa, não puxa a si qualquer protagonismo. Antes pelo contrário. Distribui os louros pelos seus. “Sem a família nada disto seria possível. Desde logo, pela minha mulher, que é a minha muleta. Ela é que trata de toda a burocracia e dos assuntos do escritório”, assume o empresário, referindo-se a Lurdes Santos, uma alcobacense, de 68 anos, que foi empregada de escritório numa empresa de Alcobaça até que, em 1982, decidiu ir trabalhar com o marido. “Estou muito feliz com a escolha que fiz. Antigamente também lidava diretamente com o público, mas aqui é diferente, estamos numa empresa que é nossa”, assume a matriarca.

Região de Cister - Assine Já!

E do amor deste simpático casal saíram dois filhos. Ambos já adultos, mas também eles com presença efetiva e importante na vida da empresa.

Hélder Santos, o mais novo, de 34 anos, trabalha a tempo inteiro na atividade iniciada pelo pai. “É uma alegria. Gosto muito do que faço e, acima de tudo, quero honrar tudo aquilo que o meu pai construiu até hoje”, assume o jovem empresário, dono de uma boa disposição contagiante. Mesmo que o tema tenha desviado, por instantes, para o futebol, onde o verde é a sua cor de eleição. “O Sporting é o Sporting”, graceja, numa escolha que, desta feita, não teve a concordância do pai, confesso adepto do Benfica.

Mas ainda antes de Hélder Santos vir ao mundo, havia nascido a primeira filha do casal. Ana Santos, de 40 anos, é funcionária pública mas, sempre que pode, está totalmente disponível para ajudar no negócio familiar. “Claro que às vezes há dias mais complicados, mas com esforço e dedicação, e, acima de tudo, com esta união familiar, tudo se consegue”, salienta a irmã mais velha.

E a verdade é que já lá vão muitos anos e problemas… nem vê-los. “A família é tudo para mim. E por muito que digam que trabalhar em família é muito complicado, aqui não temos esse problema. Damo-nos todos lindamente. Não sou rico, mas sou muito feliz por tudo o que consegui”, confessa Leonel Paulino dos Santos.

A versão é, de resto, corroborada pela mulher, que também não se coíbe de agradecer aos “muitos clientes” que sempre tiveram e que chegam de vários pontos do concelho de Alcobaça e até do distrito de Leiria.

E esta “casa com (muita) história” vai continuar por muitos e bons anos. “O Hélder tem muito jeito para o negócio, é comunicativo e cativante”, elogia o pai.

AD Footer

Artigos Relacionados

ICEL lança adaptação da série espanhola “La Casa de Papel”

"A Casa de Aço" é o nome da minissérie produzida pela ICEL. A empresa de cutelarias, sediada na...

Duas empresas do concelho de Alcobaça marcam presença em evento internacional

A Aire Limestones e a MVC Portuguese Limestones, empresas sediadas na freguesia de Aljubarrota, participam na Rocalia 2023,...

Futsal: Pederneirense imparável chega à dezena de triunfos

O Pederneirense está a registar um arranque de temporada absolutamente dominador. A equipa goleou na receção à Bufarda...

Daniel Adrião apresentou candidatura à liderança do PS no Cine-teatro de Alcobaça

Foi em Alcobaça, sua terra natal, que Daniel Adrião apresentou, na noite de segunda-feira, dia 4 de dezembro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!