Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré apreenderam, no passado dia 29, um total de 114 armadilhas de pesca.
A apreensão decorreu na sequência de uma ação de fiscalização que incidiu sobre a prática da atividade piscatória entre São Martinho do Porto e a Nazaré.
De acordo com uma nota pública emitida pela Autoridade Marítima Nacional, “foram detetadas três teias com um total de 44 armadilhas denominadas de ‘covos’, na zona de São Martinho do Porto, que se encontravam em situação irregular por apresentarem uma malhagem inferior à legalmente permitida”. Esta ilegalidade levou à recolha e apreensão das referidas redes.
A ação desencadeada pela Polícia Marítima permitiu também a deteção de “uma teia, composta por 70 armadilhas, denominadas de ‘alcatruz’, que se encontrava em zona proibida, à entrada da barra do porto da Nazaré, sem a devida identificação e sinalização, tendo sido recolhidas e apreendidas, como medida cautelar”.
Esta operação contou com a presença de três elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, apoiados por uma embarcação e uma viatura. Perante as referidas infrações, os operacionais de serviço elaboraram os respetivos autos de notícia, “sendo que o pescado que se encontrava nas armadilhas apreendidas foi posteriormente devolvidos ao seu habitat natural”.