Terça-feira, Maio 30, 2023
Terça-feira, Maio 30, 2023

Team Ribeirense: uma referência no downhill

Data:

Partilhar artigo:

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Nasceu em 2010, fruto de uma parceria com o Clube Desportivo Ribeirense, e, volvidos 13 anos, é já uma referência no mundo do downhill. Falamos da Team Ribeirense, equipa sediada no concelho de Porto de Mós, que foi fundada oficialmente com a atual designação em 2018, e que foi fruto da vontade de alguns atletas que competiam sem representar uma associação desportiva em específico.

Foi então que surgiu a ideia de se unirem ao clube, que abraçou de imediato o projeto, dando-lhe um símbolo e, sobretudo, a força necessária para começarem a crescer.

Pista do Figueiredo, eventualmente, poderá ser-lhe um nome familiar, já que foi naquela pista que, em 2011, foi realizada a primeira prova de downhill com organização a cargo da equipa. De lá para cá, contam-se várias etapas da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional, num recinto em que já passou, entre outros, o neozelandês Brook Macdonald, atleta da Red Bull e atualmente a competir pela Mondraker.

Região de Cister - Assine já!

Além disso, a equipa reativou a prova de downhill urbano na sede de concelho, em 2016, sendo que, dois anos depois, introduziu o conceito “UpHill”, tipo de competição que se tem revelado um sucesso.

Já o crescimento a nível interno, segundo explica o diretor da equipa ao REGIÃO DE CISTER, tem acompanhado a dinâmica que têm conseguido implementar no concelho.

“Nestes 13 anos de equipa, já contámos com atletas várias vezes vencedores de campeonatos e taças, como é o caso do atleta da casa Márcio “Golias” Ferreira”, recordou Luís Cardoso, salientando, ainda assim, que o foco não são os resultados individuais, mas sim o desporto, e, claro, a modalidade. “Somos das equipas mais antigas a organizar provas, e das mais conhecidas e respeitadas no parque de pilotos. E isso deve-se à postura que sempre assumimos”, asseverou, acrescentando que, no presente ano, a Team Ribeirense é composta por 17 atletas, divididos por sete escalões, que vão desde os cadetes aos masters 50 e, até, às e-bikes, classe na qual são uma das equipas com mais representantes nas competições.

“Temos como premissa principal conseguir continuar a dinamizar a modalidade, seja através da projeção que damos à nossa região, seja através do gosto que conseguimos transmitir e incutir a quem nunca andou de bicicleta regularmente e que esteja disposto a abraçar este desafio connosco”, rematou o dirigente, reforçando o impacto que a equipa já tem conseguido ao longo de mais de uma década.

AD Footer

Artigos Relacionados

HC Turquel goleia Entroncamento e sela regresso à elite do hóquei em patins nacional

O HC Turquel goleou o Entroncamento (6-1), numa partida referente à 25.ª e penúltima jornada da Zona Sul...

Despiste rodoviário causa um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um despiste rodoviário, ocorrido na tarde desta sexta-feira, na freguesia de Évora de Alcobaça, provocou ferimentos graves a...

HC Turquel: regresso à elite nacional à distância de 1 ponto

1 ponto (apenas 1!) na receção ao Entroncamento no próximo dia 27 de maio (21 horas) garante, de...

Physioclem investe em novas instalações em Alcobaça

Já estão abertas as portas da nova “casa” da Physioclem em Alcobaça, na mesma rua onde há mais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!