Sexta-feira, Agosto 29, 2025
Sexta-feira, Agosto 29, 2025

“Longing as Struggle” reúne arte ucraniana na Central-Periférica

Data:

Partilhar artigo:

“Longing as Struggle” é o título da exposição que pode ser visitada na Central-Periférica, em Alcobaça, até ao dia 5 do próximo mês. Organizada pela BABEL – Organização Cultural, a mostra inaugurada no passado dia 31 apresenta uma seleção de trabalhos em fotografia, vídeo, desenho e instalação da autoria dos artistas ucranianos Valerie Karpan, Oleksandra Lytvyn, Maryna Marinichenko, Clemens Poole, Yehor Polishchuk, Oleksii Voitikh e Kamila Yanar que escolheram Alcobaça para se refugiarem da guerra que assolou o seu país.

As obras em exposição resultam de uma residência artística que teve como finalidade “estabelecer interpretações próprias” e “reavivar memórias antigas” da Ucrânia que “aproximasse os artistas, ainda que ficticiamente das suas próprias paisagens, hoje destruídas”. A iniciativa teve ainda como objetivo a “busca de propostas de reestruturação da realidade que pudessem ultrapassar as circunstâncias de uma experiência individual e tornar-se coletivamente relevantes também noutras geografias”, avança a organização, através de um comunicado enviado ao REGIÃO DE CISTER.

“Os artistas envolveram-se num processo de investigação artística em torno de memórias fictícias que têm como denominador comum o conceito de Traumascapes, da autora ucraniana, judia e australiana Maria Tumarkin”, adianta ainda a presidente da BABEL- Organização Cultural, Margarida Saraiva. No decorrer desta residência artística que teve início no passado mês de maio e contou com o apoio da organização Artists at Risk e pela Fundação Oriente, os sete artistas exploraram as ruínas dos complexos industriais da região, observaram as periferias urbanas, procuraram sinais de deterioração nas suas próprias residências e observaram ainda a desigualdade social e o que lhes pareceu resultar de processos de corrupção.

Região de Cister - Assine já!

A exposição “Longing as Struggle” pode ser visitada às sextas-feiras, das 18 às 22 horas, e também aos sábados, entre as 15 e as 19 horas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

“Felp” junta Diana Nicolau e bonecos da S.A. Marionetas em horário nobre

“Felp”, a série que junta a atriz alcobacense Diana Nicolau e a S.A. Marionetas, já chegou à televisão...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!