A rotunda do Matadouro, na Nazaré, foi a escolhida para receber a estátua dedicada à mulher nazarena, anunciou o município.
A Câmara tinha lançado um questionário online e presencial, entre os dias 1 e 15, para a escolha da melhor localização para a estátua na freguesia da Nazaré. É a primeira de três obras de arte a instalar nas entradas do concelho.
Com um total de 226 votos, a rotunda do Matadouro ficou à frente das opções rotunda do Sítio (211 votos), rotunda da Variante (135 votos), rotunda da Cerâmica (34 votos); Jardim da Cerâmica (33 votos) e Meia Laranja (28 votos).
A estátua dedicada à mulher nazarena, em aço corten e com cerca de seis metros de altura, é da autoria do artista Bugalho Ferros. O monumento pretende “perpetuar a memória de uma figura inigualável que é a mulher nazarena e o seu inconfundível traje típico com o seu chapéu-de-borla, o lenço, o avental e as suas, mundialmente famosas, sete saias”, refere o autor, acrescentando que “a mulher nazarena tem mostrado ao longo dos tempos ser possuidora de acrescidas qualidades”.
“Lutadora incansável, desde os tempos mais remotos em que a vida da população da Nazaré dependia unicamente da faina do mar, quando o peixe chegava a terra transportavam, à cabeça, e iam vender, muitas vezes, porta a porta, chegando a terras tão distantes como a Benedita”, lembrou ainda o artista.
Além da estátua à mulher nazarena, serão instaladas outras duas obras de arte, da autoria do mesmo criativo, nas entradas do concelho nas freguesias de Valado dos Frades e de Famalicão.